O EQE SUV chega a Portugal em julho, mas já pode ser encomendado e tem preços desde os 91 950€.
O novo Mercedes-Benz EQE SUV já está disponível para encomenda e as primeiras unidades devem a chegar a Portugal em julho próximo. Relembramos que o EQE SUV partilha a plataforma EVA e muitas soluções tecnológicas com o EQE berlina e com os topos de gama EQS e EQS SUV, mas é inegável que tem uma personalidade vincada e um espírito muito próprio. As proporções do EQE SUV combinam de forma harmoniosa forma e função, enquanto as elegantes jantes, disponíveis nas medidas de 19 a 22 polegadas, dão um importante contributo para a pose musculada que resulta da silhueta do EQE SUV. E isto mantendo uma espantosa eficácia aerodinâmica que se traduz num coeficiente de resistência aerodinâmica de apenas Cd 0,25.
Numa primeira fase, o EQE SUV compreende uma versão base, o EQE 350+ SUV (91 950€), com apenas um motor traseiro e 215 kW de potência (292 cv) e 565 Nm de binário. Já o mais potente EQE 500 4Matic (103 600€) disponibiliza 300 kW (408 cv) de potência e uns generosos 858 Nm de binário. Em breve, a gama será reforçada com a chegada do EQE 43 4Matic SUV (129 900€) de 476 cv e 858 Nm, capaz de acelerar de 0-100 km/h em apenas 4,3 segundos. Na mesma altura, e para quem procura um verdadeiro topo de gama com prestações estarrecedoras, chega o Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+ com 460 kW (626 cv) de potência e uns avassaladores 950 Nm de binário (valores que podem mesmo chegar aos 505 kW – 687 cv – e aos 1000 Nm na opção com o pack AMG Dynamic Plus). O Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+ (144 900€) acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,5 segundos.
Luxo e sofisticação
O interior do novo EQE SUV é uma verdadeira montra tecnológica. Com software adaptativo, o display MBUX e o sistema operativo faz sugestões personalizadas para numerosas funções de infoentretenimento, de conforto e do automóvel. Mas o destaque no habitáculo é, inevitavelmente, o Hyperscreen, um opcional do MBUX. Composto por três ecrãs (12,3” para a instrumentação, um ecrã central de 17,7” polegadas e um terceiro ecrã de 12,3”) que se fundem de forma fluida para criar uma faixa digital com mais de 141 centímetros de largura. O requinte chega ao ponto de o passageiro da frente dispor (em opção) de um ecrã OLED de 12,3 polegadas com o seu próprio interface de utilizador. O sistema utiliza uma lógica de bloqueio inteligente, baseada em câmaras, que reconhece se o condutor está a olhar para o ecrã do passageiro da frente. Se for este o caso, o sistema escurece automaticamente o conteúdo dinâmico por razões de segurança.
No EQE 43 4MATIC da Mercedes‑AMG, a versão AMG Premium integra o equipamento de série. Os seus componentes incluem o sistema de som surround 3D Burmester®, o teto de abrir panorâmico e a função AMG Track Pace. Adicionalmente, este modelo já está equipado de série com eixo traseiro direcional até 10 graus e sistema DIGITAL LIGHT com função de projeção.
Artigo por Rui Reis