Branded Content

Reproduzir vídeo

Lexus UX 250h

Urbano, sustentável, sofisticado. Assim é o novo Lexus UX 250h

Reinventar o conceito crossover, colocando ênfase numa mobilidade urbana mais sustentável, mas mantendo intato o DNA da Lexus que é sinónimo de sofisticação, segurança, qualidade e conforto. O caderno de encargos do novo UX 250h era tão exigente como ambicioso. Nada que atemorize a Lexus ou não fosse esta a divisão de luxo por excelência do maior construtor automóvel mundial.

Habituada a desafios, a quebrar tabus, a criar tendências em vez de as seguir, a Lexus optou por uma nova linguagem de design, mais arrojada e dinâmica, que apela a um consumidor exigente e que procura um estilo de vida ativo. Mas também a famílias jovens e sofisticadas que se identificam com os princípios orientadores da Lexus e que valorizam a eficiência das motorizações híbridas, a segurança sem compromissos e a qualidade sem precedentes.

Se a imagem de um automóvel é o seu primeiro cartão de visita, a Lexus não deixou nada ao acaso. A grelha fusiforme é exclusiva do UX e cria uma intrigante aparência tridimensional que parece mudar conforme o ângulo de observação. O design dos faróis de LED completa “a face” do UX, transmitindo um ar de modernidade e sofisticação. O toque final é dado pelas luzes de circulação diurna que vincam a tradicional “assinatura luminosa” em forma de L da Lexus.

Tudo no novo Lexus UX 250h foi criado tendo em vista uma simbiose perfeita entre a forma e a função. Os designers da Lexus e os modeladores Takumi (expressão japonesa para artesãos) trabalharam em plena harmonia com a equipa de engenheiros para assegurar que o UX não era apenas elegante e atraente, mas também aerodinamicamente eficiente, muito silencioso e frugal na utilização de combustível.

A obsessão pela perfeição

O interior é igualmente sedutor, com um design inspirado no conceito arquitetónico japonês de "engawa" que defende o princípio de que os limites entre o interior e o exterior se esbatem e estão harmoniosamente interligados. Foi também este o desafio a que a Lexus se propôs: o arrojado desenho exterior e as formas compactas do UX 250h, como se deseja num crossover que se move em ambiente urbano, teriam de ser secundados por um interior espaçoso e confortável.
Esta busca quase obsessiva pela perfeição é evidente em todos os detalhes e nos acabamentos refinados, seja nos pespontos inspirados numa técnica de costura japonesa (sashiko) - que também é utilizada nos trajes de Kendo e Karaté – como no rigor matemático colocado na micro-perfuração da pele para otimizar a ventilação. Minucioso? Sim! Mas só este nível de exigência explica a imagem de rigor e qualidade que coloca a Lexus no topo das preferências dos seus clientes e numa posição cimeira em todos os índices de satisfação.

Como é habitual na Lexus o todo supera a soma das partes. Harmonia é a palavra de ordem no habitáculo do UX 250h e reflete-se no minucioso desenho dos diferentes elementos, na sedutora combinação de cores e texturas ou nos inúmeros sistemas colocados ao serviço do conforto e segurança dos ocupantes. E sempre salvaguardando que esta dotação tecnológica não seja uma fonte de ansiedade, mas antes “amiga” do utilizador e mais uma peça chave na serenidade plena que se espera de um crossover híbrido com este nível de sofisticação.
A cuidada insonorização, sublimada pela possibilidade de rolar maioritariamente em modo elétrico, também contribui para o referencial conforto acústico e total ausência de vibrações, enquanto um “batalhão” de auxiliares de condução assegura que nada possa perturbar a nossa paz de espírito. Uma espécie de anjos da guarda virtuais que zelam constantemente pelo bem-estar de quem segue a bordo.

A segurança não é uma opção

Porque na Lexus acreditam que a segurança dos clientes não pode ser opcional, o UX 250h vem equipado de série com a segunda geração do Sistema de Segurança Lexus +, um conjunto alargado de tecnologias colocadas ao serviço do condutor.
As tecnologias que fazem parte do pacote de segurança do UX foram concebidas para trabalhar na “sombra” e otimizadas para intervir quando necessário, sem gerar preocupações acrescidas e apenas transmitindo uma reconfortante sensação de segurança e bem-estar ao condutor.
Alguns dos auxiliares de condução não zelam apenas pela segurança dos presentes, mas também pelo conforto de utilização, um tema particularmente sensível para os utilizadores que vêm no UX a porta de entrada para o universo Lexus e, muitas vezes, para o do segmento dos crossover Premium.

É o caso do sistema que permite ao UX seguir o automóvel que o precede em situações de para-arranca e até velocidades a rondar os 30 km/h. Desta forma, o condutor pode manter a tranquilidade e conforto num tipo de situação habitualmente stressante e cansativa. O mesmo se passa com um conjunto de sistemas de Alerta e de Assistência ao Estacionamento que podem detetar veículos que se aproximam lateralmente e veículos estáticos estacionados à frente e atrás do UX. Porque uns pares de “olhos” extra nunca são demais quando entramos ou saímos de um estacionamento...

Vá pelos seus dedos

Automóveis conectados. Sistemas multimédia. Ecrãs sensíveis ao toque... Quantas vezes somos bombardeados com expressões e siglas que nem sabemos bem qual é o significado? No caso do UX, não precisa de se preocupar. Tudo está, literalmente, ao alcance de um dedo. A Lexus desenhou um tipo de interface muito intuitivo que replica as ações e movimentos que nos habituámos a fazer nos atuais smartphones. Uma almofada tátil com superfície plana permite clicar duas vezes, deslizar os dedos ou até desenhar caracteres (tem reconhecimento de escrita). Para tornar a tarefa ainda mais simples e célere, um pequeno comando permite atalhar “caminho” entre os menus mais utilizados, como ajustar a climatização ou navegar para determinado local.

A melhor sala de concertos: a sua

Não precisa de ser um melómano inveterado para apreciar um som de qualidade e que melhor sala de concertos poderia pedir do que uma que pode ir consigo para todo o lado? Envolto num casulo que o isola do mundo exterior, totalmente isento de vibrações e ruídos parasitas, deslizando silenciosamente pela paisagem, o Lexus UX é um palco privilegiado para tirar partido do evoluído Lexus Premium Sound System proposto de série. Mas se quiser elevar esta experiência sonora a um patamar inigualável no segmento, a Lexus propõe em exclusivo o sistema de som Mark Levinson Premium Surround, capaz de o transportar diretamente para a melhor sala de concertos do mundo sem nunca sair do conforto do seu automóvel.

Suave em estrada, robusto fora dela

É esta capacidade de o transportar de um “mundo” para o outro sem sair do seu reconfortante habitáculo que torna a experiência de conduzir o UX 250h tão gratificante. A própria designação UX resulta da combinação das expressões Urban (urbano) e X-over (crossover), deixando antever a versatilidade que a Lexus procurou quando definiu o caderno de encargos. Mas se a simplicidade deste conceito é aparente no papel, já na prática combinar a agilidade e o conforto de um sofisticado explorador urbano, com as aptidões aventureiras associadas a um robusto crossover não foi fácil. Como sempre, a Lexus encarou o desafio com a obsessão pela perfeição que a caracteriza. A nova plataforma de Arquitetura Global GA-C foi o ponto de partida para o novo UX, mas o incansável trabalho dos engenheiros da Lexus na busca pela melhor combinação de materiais, reforços da estrutura e acerto das suspensões está na génese do excelente resultado obtido. A relação perfeita entre conforto e comportamento, eficácia e divertimento, prazer e segurança.

Enérgico por natureza

O universo do UX 250h é rico em relações simbióticas, em uniões alicerçadas num objetivo comum. O sistema Lexus “Self-Charging Hybrid” é o melhor exemplo disso mesmo. Esta 4ª evolução de tão inovador conceito combina um novo motor a gasolina de 2,0 litros com um sistema híbrido, uma bateria compacta e uma evoluída unidade de controlo. Com uma potência combinada de 184 cv (135 kW), o UX 250h garante todo o dinamismo que as linhas exteriores deixam antever, garantindo a melhor eficiência térmica do segmento (41%). Mais do que os números, a ficha técnica e a descrição pormenorizada das inovações (e são muitas), o que importa reter é que novo UX 250h oferece prestações de exceção com consumos recordistas e o rigoroso cumprimento das mais exigentes normas anti-poluição (EURO6d PN). E tudo sem que o condutor se aperceba da multitude de desafios que os engenheiros japoneses tiveram de ultrapassar e das soluções postas em prática para chegar a este nível de excelência. Mais uma vez, o melhor elogio que se pode fazer ao UX 250h é que este isola o condutor de todas as preocupações associadas com a condução, com a utilização do seu Lexus. Não precisa de pensar no “como?” ou no “porquê?”, basta-lhe tirar partido do inegável prazer de condução, usufruir da resposta pronta que o sistema híbrido proporciona, da serenidade que advém do conforto da suspensão e da total ausência de ruídos e vibrações e da paz de espírito de saber que está a contribuir para um ambiente mais saudável para as gerações futuras.

Em suma, o UX 250h só contido no preço, nas dimensões exteriores nos consumos e nas emissões, em tudo o resto é um Lexus de corpo e alma. E não somos só nós que o afirmamos, são os inúmeros testes a que foi sujeito e ao crivo dos clientes mais exigentes, os proprietários de um Lexus!

GAMA HÍBRIDOS

primeiros entre iguais

Não podemos falar de híbridos premium sem pensar na Lexus. Esta imagem é alicerçada na confiança depositada por mais de um milhão de clientes que escolheram um Lexus híbrido Auto-recarregável como seu companheiro diário. Aliciados pelas inegáveis vantagens que oferecem, mas também pela reputação de fiabilidade e de preocupação com a satisfação dos seus clientes que a Lexus granjeou.

De uma forma relativamente simples, um híbrido é um automóvel com um motor de combustão que é auxiliado por um (ou mais) motor elétrico alimentado por uma bateria. Esta é uma “fórmula” que a Lexus conhece como ninguém, tendo apresentado o seu primeiro híbrido Auto-recarregável em 2004 e tendo uma experiência acumulada de quase duas décadas.

Se ainda se questiona se esta será a solução ideal para si, leia os argumentos que lhe apresentamos de seguida e não perca a oportunidade de agendar uma visita ao seu concessionário oficial Lexus e sentir em primeira mão a magia e a emoção de conduzir um automóvel equipado com a tecnologia Self Charging Hybrid.

ABSOLUTA PAZ DE ESPÍRITO

Sempre pronto para mais uma viagem, o Lexus híbrido Auto-recarregável não carece de tempos de carga, de um ponto de carregamento ou de fazer contas à autonomia que lhe resta. Tudo foi concebido a pensar no bem-estar e absoluta serenidade do condutor e restantes ocupantes. Esta paz de espírito também sai reforçada pela convicção de que está a contribuir para um meio ambiente mais saudável e para uma mobilidade que se pretende cada vez mais consciente e sustentável.

BOM AMBIENTE

Em circuito urbano, o sistema híbrido Auto-recarregável permite circular a maioria do tempo em modo elétrico. Além de emitir muito menos do que um automóvel convencional com motor de combustão, os Lexus Self Charging Hybrid permitem ainda uma significativa redução no consumo de combustível.
Todos os estudos são unânimes nas vantagens que os híbridos representam para a efetiva redução das emissões. Ressalvando ainda que estes são uma alternativa credível e desejável face aos congéneres equipados apenas com motores a gasolina e, em especial, aos dotados de motorizações Diesel.

AS CIDADES A SEUS PÉS

Com as limitações que estão a ser estudadas, em várias cidades europeias, para a entrada e a circulação de automóveis com motores de combustão nos grandes centros urbanos, escolher um híbrido Lexus é também pensar à frente, é escolher uma solução de futuro. O mesmo se aplica ao anunciado fim dos motores Diesel, sendo já vários os países que anunciaram poder vir em breve a banir a comercialização de automóveis deste tipo. Há muito consciente desta realidade, a Lexus optou por, há vários anos, trocar os poluentes Diesel pelos mais ecológicos híbridos, uma solução que já provou ser a mais acertada, com a marca a estar muito a abaixo das médias de emissões globais e muito aquém das metas impostas pela União Europeia, por exemplo.

Reproduzir vídeo

GAMA HÍBRIDA DA LEXUS

Porque nem todos sonhamos com o mesmo tipo de automóvel, porque nem todos temos as mesmas necessidades e porque nem todos os agregados familiares são os mesmos, a gama de híbridos da Lexus é extensa e muito abrangente. Mas seja qual for o modelo que escolha, ao optar por um híbrido Lexus terá sempre a garantia de que, independentemente do segmento em que se insere, a preocupação com os princípios orientadores da marca é absoluta. A obsessão com a perfeição, o mais rigoroso controlo de qualidade, uma fiabilidade a toda a prova e os mais elevados padrões de segurança são denominadores comuns a todos os híbridos Lexus.

LEXUS ct 200h

O pequeno familiar de luxo da Lexus representa a porta de entrada no universo da marca. Mais contido nas dimensões e no preço, o CT 200h é um Lexus de corpo e alma. Apesar das elevadas prestações proporcionadas pelo evoluído 1.8 Hybrid, o CT 200h oferece consumos médios verdadeiramente recordistas (4,8 l/100 km) e baixíssimos níveis de emissões poluentes.

Lexus UX 250h

O pequeno familiar de luxo da Lexus representa a porta de entrada no universo da marca. Mais contido nas dimensões e no preço, o CT 200h é um Lexus de corpo e alma. Apesar das elevadas prestações proporcionadas pelo evoluído 1.8 Hybrid, o CT 200h oferece consumos médios verdadeiramente recordistas (4,8 l/100 km) e baixíssimos níveis de emissões poluentes.

Lexus NX 300h

O NX é o SUV compacto por excelência e combina a sofisticação inata a qualquer Lexus com o acrescido dinamismo das versões F Sport. Espaçoso, confortável, possante e especialmente refinado, o NX 300h é, como qualquer híbrido Auto-recarregável, exemplar na relação entre a eficiência energética e as elevadas prestações. Seja qual for o nível de acabamentos escolhido, o NX 300h não aceita compromissos e a lista de equipamento de segurança e conforto deixa pouco lugar à imaginação

Lexus IS 300h

O olhar não engana e a silhueta desportiva do IS denuncia a predisposição natural desta berlina para vincar o prazer de condução. As linhas arrebatadoras combinam-se com um interior requintado e uma qualidade geral referencial, tornando o IS 300h a escolha perfeita para quem valoriza o estatuto de uma berlina que traduza as preocupações ecológicas associadas a uma motorização eficiente, mas que não está disposto a abdicar de uma condução entusiasmante.

Lexus RC 300h

O desportivo, mas elegante, RC agrega todos os atributos tradicionalmente associados à Lexus sob um manto de exclusividade e dinamismo que só um Coupé de luxo com quatro lugares pode oferecer. As elevadas prestações que as linhas exteriores deixam antever, não comprometem a eficiência e baixos custos de utilização que se esperam de um híbrido Auto-recarregável da Lexus.

Lexus ES 300h

O desportivo, mas elegante, RC agrega todos os atributos tradicionalmente associados à Lexus sob um manto de exclusividade e dinamismo que só um Coupé de luxo com quatro lugares pode oferecer. As elevadas prestações que as linhas exteriores deixam antever, não comprometem a eficiência e baixos custos de utilização que se esperam de um híbrido Auto-recarregável da Lexus.

Lexus RX 450h

Pioneiro da tecnologia híbrida no segmento dos SUV premium, o RX resulta do acumulado de quase duas décadas de experiência da Lexus em sistemas Self-charging. A comprovada fiabilidade e a combinação de um espírito aventureiro com a extrema sofisticação, catapultaram o RX 450h para o sucesso a nível a mundial e contribuíram para o estatuto de ícone que o SUV da Lexus granjeou.

Lexus RX L 450h

Porque ter uma família numerosa não é razão para abdicar dos sonhos, a Lexus propõe o RX L 450h com sete lugares, o SUV de luxo que mantém os atributos que se esperam de um automóvel com este grau de sofisticação, mas com espaço extra para toda a família. Mimar e proteger cada um dos sete ocupantes é a tarefa a que a Lexus se propôs com o RX L e o resultado pode ser visto e vivido num concessionário perto de si.

Lexus LS 500h AWD

O novíssimo LS 500h AWD é o expoente máximo do luxo, requinte e sofisticação da Lexus. Uma espécie de montra tecnológica da marca e do saber acumulado na produção de berlinas de representação verdadeiramente únicas. O novo LS é o resultado de uma verdadeira obsessão pela perfeição, de uma atenção ao detalhe levada ao extremo e da máxima expressão da mestria dos artesãos da Lexus. Para os utilizadores que não se contentam com nada menos do que a melhor berlina híbrida Auto-recarregável do mundo.

Lexus LC 500h

As linhas não deixam ninguém indiferente, apaixonando quem o conduz e deslumbrando quem com ele se cruza. Se o LS simboliza o expoente máximo das berlinas da Lexus, o LC representa o pináculo dos amantes de coupés de exceção, cujas prestações e prazer de condução só encontram paralelo na sofisticação quase estratosférica dos interiores. Quem diria que um superdesportivo de quatro lugares poderia ser tão eficiente e amigo do ambiente? Os 4000 colaboradores da Lexus que contribuíram para passar o LC 500h do sonho à realidade...