Reproduzir vídeo
Lexus UX 250h
Urbano, sustentável, sofisticado. Assim é o novo Lexus UX 250h
Reinventar o conceito crossover, colocando ênfase numa mobilidade urbana
mais sustentável, mas mantendo intato o DNA da Lexus que é sinónimo de
sofisticação, segurança, qualidade e conforto. O caderno de encargos do novo
UX 250h era tão exigente como ambicioso. Nada que atemorize a Lexus ou
não fosse esta a divisão de luxo por excelência do maior construtor automóvel
mundial.
Habituada a desafios, a quebrar tabus, a criar tendências em vez de as seguir,
a Lexus optou por uma nova linguagem de design, mais arrojada e dinâmica,
que apela a um consumidor exigente e que procura um estilo de vida ativo.
Mas também a famílias jovens e sofisticadas que se identificam com os
princípios orientadores da Lexus e que valorizam a eficiência das motorizações
híbridas, a segurança sem compromissos e a qualidade sem precedentes.
Se a imagem de um automóvel é o seu primeiro cartão de visita, a Lexus não
deixou nada ao acaso. A grelha fusiforme é exclusiva do UX e cria uma
intrigante aparência tridimensional que parece mudar conforme o ângulo de
observação. O design dos faróis de LED completa “a face” do UX, transmitindo
um ar de modernidade e sofisticação. O toque final é dado pelas luzes de
circulação diurna que vincam a tradicional “assinatura luminosa” em forma de L
da Lexus.
Tudo no novo Lexus UX 250h foi criado tendo em vista uma simbiose perfeita entre a forma e a função. Os designers da Lexus e os modeladores Takumi (expressão japonesa para artesãos) trabalharam em plena harmonia com a equipa de engenheiros para assegurar que o UX não era apenas elegante e atraente, mas também aerodinamicamente eficiente, muito silencioso e frugal na utilização de combustível.
A obsessão pela perfeição
O interior é igualmente sedutor, com um design inspirado no conceito
arquitetónico japonês de "engawa" que defende o princípio de que os
limites entre o interior e o exterior se esbatem e estão harmoniosamente
interligados. Foi também este o desafio a que a Lexus se propôs: o
arrojado desenho exterior e as formas compactas do UX 250h, como se
deseja num crossover que se move em ambiente urbano, teriam de ser
secundados por um interior espaçoso e confortável.
Esta busca quase obsessiva pela perfeição é evidente em todos os
detalhes e nos acabamentos refinados, seja nos pespontos inspirados
numa técnica de costura japonesa (sashiko) - que também é utilizada nos
trajes de Kendo e Karaté – como no rigor matemático colocado na
micro-perfuração da pele para otimizar a ventilação. Minucioso? Sim! Mas
só este nível de exigência explica a imagem de rigor e qualidade que
coloca a Lexus no topo das preferências dos seus clientes e numa
posição cimeira em todos os índices de satisfação.
Como é habitual na Lexus o todo supera a soma das partes. Harmonia é
a palavra de ordem no habitáculo do UX 250h e reflete-se no minucioso
desenho dos diferentes elementos, na sedutora combinação de cores e
texturas ou nos inúmeros sistemas colocados ao serviço do conforto e
segurança dos ocupantes. E sempre salvaguardando que esta dotação
tecnológica não seja uma fonte de ansiedade, mas antes “amiga” do
utilizador e mais uma peça chave na serenidade plena que se espera de
um crossover híbrido com este nível de sofisticação.
A cuidada insonorização, sublimada pela possibilidade de rolar
maioritariamente em modo elétrico, também contribui para o referencial
conforto acústico e total ausência de vibrações, enquanto um “batalhão”
de auxiliares de condução assegura que nada possa perturbar a nossa
paz de espírito. Uma espécie de anjos da guarda virtuais que zelam
constantemente pelo bem-estar de quem segue a bordo.
A segurança não é uma opção
Porque na Lexus acreditam que a segurança
dos clientes não pode ser opcional, o UX 250h
vem equipado de série com a segunda
geração do Sistema de Segurança Lexus +, um
conjunto alargado de tecnologias colocadas
ao serviço do condutor.
As tecnologias que fazem parte do pacote de
segurança do UX foram concebidas para
trabalhar na “sombra” e otimizadas para
intervir quando necessário, sem gerar
preocupações acrescidas e apenas
transmitindo uma reconfortante sensação de
segurança e bem-estar ao condutor.
Alguns dos auxiliares de condução não zelam
apenas pela segurança dos presentes, mas
também pelo conforto de utilização, um tema
particularmente sensível para os utilizadores
que vêm no UX a porta de entrada para o
universo Lexus e, muitas vezes, para o do
segmento dos crossover Premium.
É o caso do sistema que permite ao UX seguir o automóvel que o precede em situações de para-arranca e até velocidades a rondar os 30 km/h. Desta forma, o condutor pode manter a tranquilidade e conforto num tipo de situação habitualmente stressante e cansativa. O mesmo se passa com um conjunto de sistemas de Alerta e de Assistência ao Estacionamento que podem detetar veículos que se aproximam lateralmente e veículos estáticos estacionados à frente e atrás do UX. Porque uns pares de “olhos” extra nunca são demais quando entramos ou saímos de um estacionamento...
Vá pelos seus dedos
Automóveis conectados. Sistemas multimédia. Ecrãs sensíveis ao toque... Quantas vezes somos bombardeados com expressões e siglas que nem sabemos bem qual é o significado? No caso do UX, não precisa de se preocupar. Tudo está, literalmente, ao alcance de um dedo. A Lexus desenhou um tipo de interface muito intuitivo que replica as ações e movimentos que nos habituámos a fazer nos atuais smartphones. Uma almofada tátil com superfície plana permite clicar duas vezes, deslizar os dedos ou até desenhar caracteres (tem reconhecimento de escrita). Para tornar a tarefa ainda mais simples e célere, um pequeno comando permite atalhar “caminho” entre os menus mais utilizados, como ajustar a climatização ou navegar para determinado local.
A melhor sala de concertos: a sua
Não precisa de ser um melómano inveterado para apreciar um som de qualidade e que melhor sala de concertos poderia pedir do que uma que pode ir consigo para todo o lado? Envolto num casulo que o isola do mundo exterior, totalmente isento de vibrações e ruídos parasitas, deslizando silenciosamente pela paisagem, o Lexus UX é um palco privilegiado para tirar partido do evoluído Lexus Premium Sound System proposto de série. Mas se quiser elevar esta experiência sonora a um patamar inigualável no segmento, a Lexus propõe em exclusivo o sistema de som Mark Levinson Premium Surround, capaz de o transportar diretamente para a melhor sala de concertos do mundo sem nunca sair do conforto do seu automóvel.
Suave em estrada, robusto fora dela
É esta capacidade de o transportar de um “mundo” para o outro sem sair do seu reconfortante habitáculo que torna a experiência de conduzir o UX 250h tão gratificante. A própria designação UX resulta da combinação das expressões Urban (urbano) e X-over (crossover), deixando antever a versatilidade que a Lexus procurou quando definiu o caderno de encargos. Mas se a simplicidade deste conceito é aparente no papel, já na prática combinar a agilidade e o conforto de um sofisticado explorador urbano, com as aptidões aventureiras associadas a um robusto crossover não foi fácil. Como sempre, a Lexus encarou o desafio com a obsessão pela perfeição que a caracteriza. A nova plataforma de Arquitetura Global GA-C foi o ponto de partida para o novo UX, mas o incansável trabalho dos engenheiros da Lexus na busca pela melhor combinação de materiais, reforços da estrutura e acerto das suspensões está na génese do excelente resultado obtido. A relação perfeita entre conforto e comportamento, eficácia e divertimento, prazer e segurança.
Enérgico por natureza
O universo do UX 250h é rico em relações simbióticas, em uniões alicerçadas
num objetivo comum. O sistema Lexus “Self-Charging Hybrid” é o melhor
exemplo disso mesmo. Esta 4ª evolução de tão inovador conceito combina um
novo motor a gasolina de 2,0 litros com um sistema híbrido, uma bateria
compacta e uma evoluída unidade de controlo. Com uma potência combinada
de 184 cv (135 kW), o UX 250h garante todo o dinamismo que as linhas
exteriores deixam antever, garantindo a melhor eficiência térmica do segmento
(41%). Mais do que os números, a ficha técnica e a descrição pormenorizada
das inovações (e são muitas), o que importa reter é que novo UX 250h oferece
prestações de exceção com consumos recordistas e o rigoroso cumprimento
das mais exigentes normas anti-poluição (EURO6d PN). E tudo sem que o
condutor se aperceba da multitude de desafios que os engenheiros japoneses
tiveram de ultrapassar e das soluções postas em prática para chegar a este
nível de excelência. Mais uma vez, o melhor elogio que se pode fazer ao UX
250h é que este isola o condutor de todas as preocupações associadas com a
condução, com a utilização do seu Lexus. Não precisa de pensar no “como?”
ou no “porquê?”, basta-lhe tirar partido do inegável prazer de condução,
usufruir da resposta pronta que o sistema híbrido proporciona, da serenidade
que advém do conforto da suspensão e da total ausência de ruídos e vibrações
e da paz de espírito de saber que está a contribuir para um ambiente mais
saudável para as gerações futuras.
Em suma, o UX 250h só contido no preço, nas dimensões exteriores nos
consumos e nas emissões, em tudo o resto é um Lexus de corpo e alma.
E não somos só nós que o afirmamos, são os inúmeros testes a que foi sujeito
e ao crivo dos clientes mais exigentes, os proprietários de um Lexus!
GAMA HÍBRIDOS
primeiros entre iguais
Não podemos falar de híbridos premium sem pensar na Lexus. Esta imagem é alicerçada na confiança
depositada por mais de um milhão de clientes que escolheram um Lexus híbrido Auto-recarregável como seu
companheiro diário. Aliciados pelas inegáveis vantagens que oferecem, mas também pela reputação de
fiabilidade e de preocupação com a satisfação dos seus clientes que a Lexus granjeou.
De uma forma relativamente simples, um híbrido é um automóvel com um motor de combustão que é
auxiliado por um (ou mais) motor elétrico alimentado por uma bateria. Esta é uma “fórmula” que a Lexus
conhece como ninguém, tendo apresentado o seu primeiro híbrido Auto-recarregável em 2004 e tendo uma
experiência acumulada de quase duas décadas.
Se ainda se questiona se esta será a solução ideal para si, leia os argumentos que lhe apresentamos de seguida
e não perca a oportunidade de agendar uma visita ao seu concessionário oficial Lexus e sentir em primeira mão
a magia e a emoção de conduzir um automóvel equipado com a tecnologia Self Charging Hybrid.
ABSOLUTA PAZ DE ESPÍRITO
Sempre pronto para mais uma viagem, o Lexus híbrido Auto-recarregável não carece de tempos de carga, de um ponto de carregamento ou de fazer contas à autonomia que lhe resta. Tudo foi concebido a pensar no bem-estar e absoluta serenidade do condutor e restantes ocupantes. Esta paz de espírito também sai reforçada pela convicção de que está a contribuir para um meio ambiente mais saudável e para uma mobilidade que se pretende cada vez mais consciente e sustentável.
BOM AMBIENTE
Em circuito urbano, o sistema híbrido Auto-recarregável permite circular a maioria do tempo em modo elétrico.
Além de emitir muito menos do que um automóvel convencional com motor de combustão, os Lexus Self
Charging Hybrid permitem ainda uma significativa redução no consumo de combustível.
Todos os estudos são unânimes nas vantagens que os híbridos representam para a efetiva redução das
emissões. Ressalvando ainda que estes são uma alternativa credível e desejável face aos congéneres
equipados apenas com motores a gasolina e, em especial, aos dotados de motorizações Diesel.
AS CIDADES A SEUS PÉS
Com as limitações que estão a ser estudadas, em várias cidades europeias, para a entrada e a circulação de automóveis com motores de combustão nos grandes centros urbanos, escolher um híbrido Lexus é também pensar à frente, é escolher uma solução de futuro. O mesmo se aplica ao anunciado fim dos motores Diesel, sendo já vários os países que anunciaram poder vir em breve a banir a comercialização de automóveis deste tipo. Há muito consciente desta realidade, a Lexus optou por, há vários anos, trocar os poluentes Diesel pelos mais ecológicos híbridos, uma solução que já provou ser a mais acertada, com a marca a estar muito a abaixo das médias de emissões globais e muito aquém das metas impostas pela União Europeia, por exemplo.
Reproduzir vídeo