Esta atualização nos sistemas operativos iOS (Apple) e Android (Google) surge devido ao uso indevido de dispositivos de rastreamento sem fios.
A partir desta segunda-feira, dia 20 de maio, uma nova atualização nos sistemas operativos iOS e Android promete revolucionar a segurança dos utilizadores de smartphones. A gigantes tecnológicas norte-americanas Apple e Google anunciaram uma parceria inovadora para implementar um recurso que vai alertar os utilizadores caso estejam a ser rastreados, especialmente através de dispositivos como as AirTags.
Esta nova função, que estará disponível para dispositivos com iOS 17.5 ou Android 6.0+ e versões posteriores, vai detectar a presença de dispositivos desconhecidos próximos ao utilizador por um período prolongado, utilizando tecnologias sem fio como por exemplo o Bluetooth.
“Isto ajudará a mitigar o uso indevido de dispositivos concebidos para ajudar a manter o controlo dos pertences. Hoje, a Apple está a implementar esta capacidade no iOS 17.5, e a Google está agora a lançar esta capacidade em dispositivos Android 6.0+”, revela a empresa que tem Tim Cook como CEO.
A Apple descreve esta colaboração com a Google como “pioneira no setor”, destacando o fornecimento de “instruções e boas práticas” para outros fabricantes que desejem incorporar funções de alerta de rastreamento indesejado nos seus respetivos produtos tecnológicos.
Esta medida surge como resposta às preocupações crescentes em relação ao uso indevido de dispositivos de rastreamento sem fio, como o AirTag da Apple, que originalmente foi concebido para ajudar a localizar objetos perdidos ou roubados, mas que tem sido ocasionalmente utilizado por criminosos para rastrear pessoas.
Além disso, a Apple já assegurou que empresas como a Motorola, a Pebblebee, a Chipolo, a eufy e a Jio também se comprometam a incorporar este novo recurso nos seus dispositivos, com o objetivo de elevar os padrões de segurança e privacidade para todos os utilizadores de smartphones.
Como funciona esta nova função dos smartphones?
Tal como os dispositivos móveis com sistema operativo iOS já conseguem detetar um AirTag indesejado que se desloca com o utilizador, esta nova função também vai identificar localizadores de objetos de terceiros que utilizam o novo protocolo. Se isto acontecer, o utilizador vai receber um alerta com a seguinte mensagem: “Objeto encontrado a mover-se consigo”.
“Se um utilizador receber um alerta deste tipo no seu dispositivo iOS, significa que o AirTag de outra pessoa, o acessório Encontrar ou outro localizador Bluetooth compatível com as especificações da indústria está a mover-se com ele”, refere a Apple.