Será que é desta que Sébastien Ogier vai conquistar o sexto triunfo e assim desempatar com Markku Alén, como o piloto mais bem-sucedido da história da prova organizada pelo Automóvel Club de Portugal? Ou, pelo seu lado, Ott Tänak vai repetir o sucesso da edição de 2019? Esta é a dúvida que só será desfeita este domingo, o derradeiro dia do 57º Rally de Portugal.
Um sábado forte em emoções
Esta segunda etapa começou com um forte ataque de Kalle Rovanperä, com o piloto da Toyota a ganhar meio segundo, por quilómetro, ao mais direto adversário, na passagem inaugural por Felgueiras. Seguiu-se a classificativa de Montim, palco de um autêntico “golpe de teatro”: ao quilómetro 3,9, Kalle Rovanperä despistou-se e duas curvas e 200 metros depois, Oliver Solberg capotou o Skoda por diversas vezes. De uma assentada, ficavam de fora dois líderes: o absoluto e o do WRC2.
Seguiram-se oito classificativas, quatro delas ganhas por Sébastian Ogier e três por Ott Tänak. No final do dia, apenas 11,9 segundos de diferença entre os pilotos da Toyota e Hyundai. Uma escassa diferença que, amanhã (domingo), promete aumentar a romaria às classificativas de Cabeceiras de Basto e de Fafe.
Rally2 contribuem para manter o suspense até ao fim
Espetacular também promete ser a luta entre os Rally2. Oliver Solberg e Gus Greensmith abandonaram por acidente e a luta pela vitória passou a ter outros protagonistas. À partida da derradeira etapa, os quatro primeiros partem separados por apenas 21,3 segundos. Nikolay Gryazin (Citroën) é o líder, com 9,7 segundos de vantagem para Jan Solans (Toyota), 17,7s para Josh McErlean (Skoda) e 21,3s para Yohan Rossel (Citroën).
Entre os pilotos nacionais, Armindo Araújo (Skoda) até em modo “passeio” tem tudo para ser o melhor português pela sexta vez consecutiva.
O dia do juízo final
No último e decisivo dia do Vodafone Rally de Portugal, os concorrentes têm pela frente uma dupla passagem pelos troços de Cabeceiras de Basto e Fafe, num total de 62,18 quilómetros. E, a exemplo dos últimos anos, a segunda passagem pela classificativa de Fafe volta a ter o estatuto de Power Stage. Ou seja, a especial que premeia os cinco pilotos mais rápidos com pontos adicionais, independentemente de terminarem nos lugares pontuáveis para o Mundial.
Vodafone Rally de Portugal – Classificação após SS18:
1.º Sébastien Ogier (FRA) / Vincent Landais (FRA) Toyota GR Yaris Rally1, 3h01m55,8s
2.º Ott Tänak (EST) / Martin Järveoja (EST) Hyundai i20 N Rally1, a 11,9s
3.º Thierry Neuville (BEL) / Martijn Wydaeghe (BEL) Hyundai i20 N Rally1, a 1m11,4s
4.º Dani Sordo (ESP) / Candido Carrera (ESP) Hyundai i20 N Rally1, a 1m25,6s
5.º Adrien Fourmaux (FRA) / Alexandre Coria (FRA) Ford Puma Rally1, a 1m32,9s
6.º Elfyn Evans (GBR) / Scott Martin (GBR) Toyota GR Yaris Rally1, a 3m23,8s
7.º Nikolay Gryazin (BUL) / Kostantin Aleksandrov (RUS) Citroën C3 Rally2, a 9m25,5s (1º WRC2:)
8.º Jan Solans (ESP) / Rodrigo Sanjuan (ESP) Toyota GR Yaris Rally2, a 9m35,2s
(…)
19.º Armindo Araújo (POR) / Luís Ramalho (POR) Skoda Fabia Rally2, a 16m41,6s (1.º português)
PROGRAMA
Domingo, 12 de maio de 2024
05h30 Partida Matosinhos (Exponor)
07h05 SS19 Cabeceiras de Basto 1 (19,91 km)
08h35 SS20 Fafe 1 (11,18 km)
09h35 SS21 Cabeceiras de Basto 2 (19,91 km)
12h15 SS22 Fafe 2 – Power Stage (11,18 km)
13h43 Chegada à zona de assistência em Matosinhos (Exponor)
Líderes do Vodafone Rally de Portugal
SS1-2 Thierry Neuville
SS3-5 Takamoto Katsuta
SS6-10 Kalle Rovanperä
SS11 Sébastien Ogier
SS12 Ott Tänak
SS13-18 Sébastien Ogier
Vencedores de classificativas
SS1 Thierry Neuville
SS2 Thierry Neuville
SS3 Dani Sordo
SS4 Dani Sordo
SS5 Thierry Neuville
SS6 Sébastien Ogier
SS7 Dani Sordo
SS8 Kalle Rovanperä
SS9 Sébastien Ogier
SS10 Kalle Rovanperä
SS11 Sébastien Ogier
SS12 Ott Tänak
SS13 Sébastien Ogier
SS14 Ott Tänak
SS15 Ott Tänak
SS16 Sébastian Ogier
SS17 Sébastian Ogier
SS18 Adrien Formaux
Artigo por Rui Reis