
Lexus NX 450h+ primus inter pares
Disruptiva por natureza, a Lexus habituou-se, e habituou os seus clientes, a liderar pela inovação, sem nunca perder de vista os valores tradicionais de qualidade, atenção ao detalhe e fiabilidade. Foi assim com o RX 400h, apresentado em 2004 e
comercializado em 2005, que se demarcou como sendo o primeiro SUV de luxo híbrido do mundo.
E também foi a estratégia seguida na primeira geração do NX, o SUV de luxo híbrido que ajudou a "democratizar" este conceito
no segmento médio e que se assumiu como o best-seller da Lexus na Europa.
Assumindo sem complexos esta "pesada" herança, a nova geração Lexus NX é muito
mais do que a continuação de uma história de sucesso, sendo
antes um inovador capítulo que vem redefinir as orientações em termos de design e de sistemas de propulsão, representando ainda um salto evolutivo sem paralelo nas prestações dinâmicas e na relação homem/máquina, graças à "Assinatura de Condução Lexus"

Praticamente todos os elementos que compõem esta nova geração NX foram concebidos, desenvolvidos e aplicados de raiz. O caderno de encargos do novo NX era "simples": criar o melhor, o mais sofisticado e eficiente SUV médio do segmento premium. Para atingir este objetivo, o programa de desenvolvimento do NX representou, também ele, uma grande evolução na abordagem da Lexus à conceção de novos automóveis, aplicando modelagem digital e técnicas de computador para garantir uma engenharia de topo que assegure níveis nunca antes vistos de qualidade. Mas, ao mesmo tempo, sem perder as aptidões dos especialistas Takumi, cujas mãos, ouvidos e olhos são parte integrante de um processo produtivo que distingue a Lexus e que continuam a ser essenciais para alcançar o mais elevado patamar sensorial nesta indústria.

Se viajar a bordo de um Lexus é sempre uma experiência que transcende em muito a mera deslocação física, pressupondo uma dose de conforto e sofisticação inigualáveis, o que dizer do NX 450h+, o primeiro Híbrido Plug-in da marca? Graças à incomparável experiência da Lexus na conceção de automóveis eletrificados premium, um know-how alicerçado em mais de 15 anos de conhecimento na área, este SUV de luxo médio estabeleceu-se desde logo como ponto de referência no seu segmento pela conjugação de desempenho e eficiência, incluindo a autonomia elétrica com zero emissões.
Com uma autonomia em modo elétrico que se situa entre os 70 e os 74km no ciclo de teste combinado WLTP, aumentando para 89-97km em viagens de circuito urbano – o NX 450h+ eleva o conforto de utilização a níveis nunca antes vistos, ou melhor, sentidos. Não só pela total ausência de ruídos ou vibrações, mérito do motor elétrico, como pela resposta sempre pronta que este tipo de unidades assegura. Mais, combinando um motor 2.5 de alta eficiência (respeitando o ciclo de Atkinson) com um motor-gerador elétrico alimentado por uma bateria recarregável de íões de lítio com 18,1 kWh, o NX 450h+ oferece prestações à altura dos anunciados 309 cv de potência.


Duas versões distintas,
mas sempre um Lexus NX

Pela primeira vez na gama NX, o SUV médio da Lexus no segmento premium apresenta-se em duas variantes híbridas, com clientes diferenciados e tecnologias distintas, mas sempre respeitando as linhas orientadoras da marca e os valores que todos lhe reconhecem.
Na base da oferta posiciona-se o novo NX 350h, o modelo híbrido elétrico de carregamento automático, que está disponível em variantes de tração dianteira (FWD) e integral (AWD). Como é hábito na Lexus, estar na base da gama não é sinónimo de qualquer tipo de concessão. O NX 350h mantém todos os atributos da gama e beneficia de amplas e inovadoras soluções técnicas que o posicionam no topo do segmento dos SUV médios híbridos autoencarregáveis.
Em comparação com o anterior NX 300h, por exemplo, o novo sistema Self-Charging Hybrid Lexus de quarta geração é 24% mais potente, e produz 244 cv DIN, o que ajuda a reduzir o tempo de aceleração de 0-100 km/h para o modelo AWD em 15%, cifrando-se nos 7,7 segundos.
No entanto, o mais assombroso é que este aumento de potência é acompanhado por uma redução nos valores de consumos de combustível e nas emissões. De acordo com os valores dos testes oficiais, estes apresentam uma queda de cerca de 20% nas emissões de CO2: 135 g/km (WLTP) para o modelo AWD e 129g/km na versão de tração dianteira. No caso do consumo de combustível, o modelo de tração dianteira (FWD) anuncia uma média de 5,7 l/100 km, valor que faria "inveja" a muitos utilitários do mercado.

Para quem queira tirar pleno partido de uma inigualável relação prestações/eficiência e de toda a mestria da Lexus na inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas de vanguarda, a gama NX passa a contar com uma versão Híbrida Plug-in.
De facto, o novo NX 450h+ combina o melhor de dois mundos, a reconhecida experiência da Lexus na eletrificação dos seus automóveis com a tónica no prazer de condução que norteou a conceção do novo SUV médio da marca. Assim, não é de estranhar que este supere os seus concorrentes no segmento nas principais métricas por uma margem confortável.
Com uma autonomia em modo 100% elétrico que pode chegar aos 74 km em ciclo combinado (WLTP), o NX 450h+ não só vais mais longe recorrendo apenas a energia elétrica pura, com emissões zero, como oferece um desempenho ímpar na categoria quando a carga da bateria estiver esgotada. Isto porque reverte para energia elétrica totalmente híbrida, ao contrário da maioria dos concorrentes que trocam para o motor de combustão interna, o que significa, inevitavelmente, gastar mais combustível e gerar emissões mais elevadas. Após extensos estudos, a Lexus chegou à conclusão que, neste cenário, os consumos de combustível nos modelos concorrentes do NX 450h+ se situam, em média, entre os 23 e os 30% acima do consumo do seu SUV híbrido plug-in.
Mais humano, sempre conectado

A bordo de um Lexus, mais do que o destino, importa a viagem. A abordagem da marca japonesa reflete-se no respeito pelos seus valores tradicionais e pela mestria dos artesãos Takumi, mas também na paixão pela inovação e pela adoção de soluções tecnológicas de vanguarda.
O habitáculo do novo NX é o espelho de uma dualidade que se complementa.
Da mesma maneira, este é o primeiro modelo da Lexus a seguir o conceito Tazuna. Levando à letra o nome de uma palavra japonesa que descreve o uso das rédeas por um cavaleiro, tem como objetivo fazer com que o condutor assuma o controlo do seu automóvel seguindo o princípio de "mãos no volante, olhos na estrada". Por outro lado, temos ao nosso dispor um manancial tecnológico ímpar que atinge um dos seus pináculos na conectividade integrada a bordo. Mais rápida, mais eficiente e intuitiva, graças aos mais recentes avanços na área de multimédia com serviços "sempre conectados", o NX tem ainda a conveniência de dispor de atualizações de software e de novas funcionalidades de forma remota (over the air), libertando o condutor de qualquer ação e garantindo que este usufrui de todas as potencialidades do sistema instalado.
O sistema proposto de série, Lexus Link Connect, possui um ecrã sensível ao toque de 9,8" e é 2,4 vezes mais rápido do que a do sistema anterior. Nas versões de topo ou como opção, o Lexus Link Pro apresenta um ecrã de 14", uma das maiores no segmento do NX. Os gráficos são em alta-definição, garantindo uma excelente visibilidade em todas as condições de iluminação, enquanto proporciona uma resposta 3,6 vezes mais rápida do que a do sistema atual e 1,5 vezes mais rápida do que o sistema "Connect".
Ambos os sistemas podem ser personalizados para três usuários diferentes; o sistema reconhece automaticamente quando um dispositivo ou chave específicos são usados.



Além disso, o novo NX é o primeiro automóvel do seu segmento a dispor de navegação através da "cloud" de série. O módulo de comunicação de dados do NX permite que a navegação esteja sempre conectada, fornecendo informações em tempo real sobre acontecimentos no trânsito, acidentes e condições das estradas. As informações atualizadas tornam a planificação de viagens mais eficiente e evitam atrasos.
O novo sistema multimédia também apresenta um reconhecimento de voz mais sofisticado que pode ser operado simplesmente chamando o novo assistente de bordo "Hey Lexus," ou usando comandos no volante e no ecrã multimédia. O "Hey Lexus" pode interagir diretamente com o veículo, fechando janelas e regulando o controlo de temperatura, por exemplo.
E porque a Lexus reconhece que os smartphones estão tão presentes no nosso quotidiano como a carteira ou o comando do automóvel, a marca assegurou uma fácil integração, sendo a ligação wireless no caso do Apple CarPlay e por fio para o Android Auto. A Lexus disponibiliza ainda uma base de carregamento por indução que tem um desempenho 50% mais rápido do que a anterior.


Lexus Link,
o NX à distância de um dedo

Mantendo a tónica na interligação entre o automóvel e o smartphone, pode manter o seu NX à distância de um dedo recorrendo à aplicação Lexus Link.
Através do seu smartphone, os serviços conectados permitem-lhe trancar e destrancar o Lexus, abrir a tampa da mala, controlar o aquecimento do volante e dos bancos ou até regular a temperatura do habitáculo para que o NX o possa acolher com todo o conforto. Ou não fosse a Lexus uma fiel seguidora da arte da hospitalidade omotenashi.
Para os mais distraídos, o Lexus Link também lhe permite acionar as luzes de emergência do NX para, por exemplo, ajudar a localizar o carro num parque de estacionamento.
Estas funcionalidades são adicionais a outros serviços Lexus Link, como a análise da condução, dicas sobre condução híbrida, monitorização do nível de combustível e uma função "Find my car" (encontre o meu carro. Funções adicionais estão disponíveis para o NX 450h+: monitoração do nível de carga da bateria, programação do carregamento e um temporizador de carregamento.
Na Lexus a segurança
não é uma opção
A bordo de um Lexus, a segurança dos ocupantes é uma prioridade absoluta. Não é assim de estranhar que todos os NX venham de série com a terceira geração do Lexus Safety System+, um conjunto alargado e abrangente de recursos de segurança ativa e de assistência ao condutor. Mais um exemplo do compromisso da Lexus de colocar os últimos avanços tecnológicos ao serviço dos passageiros.
Um auxiliar que mais parece saído do universo da ficção científica é o Monitor de Vista Panorâmica com função “raio-x” do piso. Este apresenta no ecrã multimédia uma imagem da área sob o NX, como se os bancos e carroçaria fossem transparentes. Assim, se torna possível que o condutor receba informação adicional sobre as imediações do veículo para tornar as manobras ainda mais seguras. numa rua estreita ou ao estacionar próximo da beira da estrada.


O condutor pode alternar entre esta imagem e a visualização em movimento do Monitor de Vista Panorâmica usando o botão de alternância de modo do ecrã. A visualização transparente do piso é criada usando imagens das câmaras previamente captadas, não se tratando, por isso, de uma imagem em tempo real. O Monitor de Vista Panorâmica também oferece uma função de avaliação da Distância Lateral. Imagens compostas pelas câmaras nos retrovisores exteriores e na frente do veículo ajudam o condutor a avaliar as distâncias ao passar por outro veículo.

Mas porque a segurança começa logo na ergonomia e na facilidade de utilização, todos os sistemas foram também calibrados para trabalhar de uma maneira que pareça natural e pouco intrusiva para o condutor e, portanto, mais reconfortante, potenciando a fluidez da condução que se espera de um SUV de luxo com a reputação do novo NX. Ciente das capacidades acrescidas que a imparável evolução tecnológica acarreta, a Lexus não só desenvolve sistemas verdadeiramente inovadores, mas também alarga as funcionalidades e o raio de ação dos já existentes.
A Assistência a uma Saída Segura é um bom exemplo das inovações postas em prática no novo NC. Equipado com um trinco eletrónico, o SUV da Lexus combina este elemento com o Monitor de Ângulo Morto para alertar sobre qualquer veículo que se aproxime pela traseira. Se for detetado um risco iminente, é acesa uma luz de advertência e soa um alerta sonoro e se, ainda assim, houver uma tentativa de abrir a porta, o sistema cancela a libertação do trinco.
Já o Sistema de segurança de Pré-colisão, por exemplo, foi melhorado para poder detetar motociclos e peões. Há ainda uma nova função que identifica elevados riscos de colisão com o tráfego em sentido oposto ou peões a atravessar a estrada e ciclistas a curvar dentro de um cruzamento vindos da direção oposta.
Passional para os utilizadores


Racional para as empresas
