O vídeo promocional do novo iPad Pro provocou uma reação negativa, com muitas pessoas a criticarem a Apple por destruir a criatividade humana.
A mais recente campanha publicitária da Apple para promover o lançamento do novo iPad Pro mergulhou numa onda de indignação que forçou a gigante tecnológica norte-americana a emitir um pedido de desculpas. O vídeo controverso, intitulado de “Crush“, exibe uma prensa hidráulica de grandes dimensões a “esmagar” uma variedade de instrumentos musicais e outros símbolos de criatividade.
A mensagem por trás do vídeo – “O produto mais fino que já criamos, a tela mais avançada que já produzimos” –, que visava destacar as características avançadas do iPad Pro, acabou por provocar uma reação negativa com muitos críticos, incluindo o aclamado ator britânico Hugh Grant, a interpretarem a destruição dos instrumentos musicais e outros símbolos de criatividade como uma representação da tecnologia a destruir a criatividade humana e as conquistas culturais.
O vídeo de um minuto demonstra vários instrumentos musicais, ferramentas artísticas, máquinas de videojogos e outros símbolos de criatividade a serem totalmente “esmagados” e “destruídos” por uma prensa hidráulica gigante. No final do respetivo vídeo é revelado o novo modelo iPad Pro. De acordo com a Apple, a destruição de todos estes elementos simboliza a capacidade que o aparelho tem de reunir em si próprio um conjunto abrangente de ferramentas e símbolos artísticos.
Meet the new iPad Pro: the thinnest product we’ve ever created, the most advanced display we’ve ever produced, with the incredible power of the M4 chip. Just imagine all the things it’ll be used to create. pic.twitter.com/6PeGXNoKgG
— Tim Cook (@tim_cook) May 7, 2024
Diante desta polémica, a Apple emitiu um pedido de desculpas, com o vice-presidente de comunicações de marketing da gigante tecnológica, Tor Myhren, a admitir que a campanha “errou o alvo” pretendido e a anunciar que o respetivo vídeo não será mais transmitido na televisão.
“A criatividade está no nosso ADN na Apple e é extremamente importante para nós projetar produtos que capacitem criativos em todo o mundo. O nosso objetivo é sempre celebrar a infinidade de maneiras pelas quais os usuários se expressam e dão vida às suas ideias através do iPad. Erramos o alvo com este vídeo e lamentamos”, refere Tor Myhren.
Esta controvérsia realça a importância cada vez maior da sensibilidade e da mensagem transmitida nas campanhas publicitárias, especialmente quando se trata de temas relacionados à criatividade e à inovação.