O custo de subscrição poderá variar entre os 11,99 (11,22€) e os 14,99 dólares (14,03€) e irá oferecer o selo de verificação de conta.
Depois de no mês passado (janeiro de 2023) Elon Musk, CEO do Twitter, ter anunciado a criação do Twitter Blue – assinatura mensal que oferece um selo de verificação às contas e que dá acesso antecipado para selecionar novos recursos –, agora chegou a vez de Mark Zuckerberg, CEO da Meta, anunciar que o Facebook e o Instagram irão ter um sistema de assinatura pago (Meta Verified), que oferecerá o selo de verificação de conta e outras vantagens e funções adicionais.
“Bom dia e o anúncio de um novo produto: esta semana estamos a lançar o Meta Verified – serviço de assinatura que permite que verifiques a tua conta com uma identificação, um crachá azul, que permite que a tua conta tenha uma proteção extra contra contas que afirmam ser a tua pessoa e que permite ter acesso direto ao suporte ao cliente”, escreveu Mark Zuckerberg nas suas páginas de Facebook e de Instagram.
Segundo a agência EFE, esta subscrição terá um custo a variar entre os 11,99 (11,22€) e os 14,99 dólares (14,03€) por mês, tanto no sistema iOS da Apple como no sistema operativo Android, e serão subscrições separadas – haverá uma para o Facebook e outra para o Instagram. Para convencer os utilizadores a aderirem a estas subscrições, a Meta garante que estas vão aumentar a visibilidade das páginas porque ter uma conta verificada no Facebook ou no Instagram é nos dias de hoje cada vez mais difícil e assim com um pagamento mensal terá direito ao tão desejado selo de verificação de conta.
No entanto, para além do pagamento mensal, a Meta irá exigir aos utilizadores que confirmem a sua identidade com um documento de identificação oficial para que assim não haja problemas futuros.
A ideia de Mark Zuckerberg e da Meta é através destas subscrições não ficar única e exclusivamente dependentes dos lucros de publicidade, que é uma fonte de receitas inconsistente e dependente do estado da economia – a verdade é que nos últimos anos quase todas as empresas de redes sociais têm adotado este tipo de serviços.
Nos próximos dias, o Meta Verified vai ser testado na Austrália e na Nova Zelândia e posteriormente será implementado noutros países.
Entretanto, o CEO do Twitter Elon Musk já reagiu ao novo serviço de subscrição da Meta com uma simples reação a dizer “Inevitável”.