O SUV plug-in da Lexus anuncia 309 cv de potência e assegura quase 70 km de autonomia no modo EV.
Na Lexus, inovação rima com eletrificação e… sofisticação. A divisão de luxo da Toyota há muito que se distingue pelos seus SUV híbridos, pelo menos desde que, em 2005, lançou o disruptivo, na época, RX 400h.17 anos após este lançamento, o novo RX 450h espelha não só a evolução automóvel de uma forma geral, como a transformação que o sistema híbrido sofreu em quase duas décadas.
Desenvolvido com na base na plataforma GA-K, o RX 450h mantém a bateria híbrida totalmente por baixo do veículo, o que melhora o desempenho dinâmico, contribui para o baixo centro de gravidade do modelo e ajuda a assegurar mais espaço no habitáculo e na bagageira.
Nesta nova geração, o RX 450h+ dá-lhe a liberdade de optar por viagens longas e ininterruptas, juntamente com os benefícios das baixas emissões, da grande economia de combustível e de uma alargada autonomia de condução em modo totalmente elétrico. É exatamente o tipo de combinação de funcionalidades que se adapta às preferências dos clientes de hoje, que procuram um SUV de grandes dimensões. Os mais recentes dados mostram o que o modelo pode alcançar: 1,1 l/100 km de consumo de combustível, 24 g/km de emissões de CO2, e autonomia EV com carregamento externo até 69 km (valores de ciclo combinado WLTP). A potência combinada é de 309 cv (227 kW), que se traduz numa aceleração de 0-100 km/h, em apenas 6.5 segundos.
Estes números contam apenas uma parte da história. Um dos principais fatores distintivos do novo RX 450h+ é o que acontece quando a carga externa da bateria se esgota. A maioria dos outros automóveis híbridos plug-in usam mais o motor a gasolina, o que se traduz em emissões mais altas e numa menor economia de combustível, até que possa ser recarregado externamente. No caso da Lexus, o veículo conta com o desempenho “full-hybrid”, em que a bateria é recarregada enquanto conduz, mantendo o elevado nível de eficiência.
Assim, o RX 450h oferece a eficiência e o desempenho característicos de um sistema plug-in, mas vai mais longe, graças às qualidades da tecnologia híbrida da Lexus. Esta vantagem técnica funde-se com a resposta gratificante e dinâmica da “Assinatura de Condução Lexus”, com as especificações de equipamentos de alta qualidade, evoluídos recursos de segurança e de assistência à condução e com a habitual qualidade e atenção ao detalhe que, tradicionalmente, associamos à marca premium japonesa.
Além disso, a disponibilização de diferentes modos de condução, permite maximizar as vantagens do sistema eletrificado em todas as viagens. O modo EV surge por defeito: circulando em modo 100% elétrico até que o carregamento da bateria se esgote, independentemente da pressão no pedal do acelerador. O modo Auto EV/HV permite que o motor híbrido seja acionado temporariamente quando o condutor deseja mais potência (numa ultrapassagem, por exemplo), reduzindo o consumo da carga da bateria. O condutor pode também optar por usar o modo HV que mantém o nível de carga da bateria, ligando e desligando o motor de combustão sempre que o “cérebro” do sistema julgue necessário.
Artigo por Rui Reis