O Quinta de Chocapalha Syrah tinto 2020 é uma saudação à Primavera e trata-se do mais recente lançamento desta quinta, situada entre a Serra de Montejunto e o mar, na D.O. Alenquer e é, também, uma nova referência deste produtor.
Trata-se de um vinho monovarietal proveniente de uma vinha com 30 anos de idade que passou por um estágio em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Elegante, equilibrado e fresco, este Quinta de Chocapalha Syrah apresenta notas de especiarias, amora e ameixa. Na boca apresenta grande complexidade, boa fruta e excelente acidez.
Para além de ser uma nova referência no portefólio, apresenta, também, uma nova imagem, resultado de um rebranding que a Quinta de Chocapalha está a fazer em todos os rótulos da sua gama de vinhos de Quinta. Sem perder a identidade, a nova imagem é uma simbiose entre o clássico e o moderno, onde a elegância predomina. A data de 1875 presente no rótulo está associada à construção da casa na Quinta de Chocapalha, onde hoje reside a família Tavares da Silva. A enologia é da responsabilidade de Sandra Tavares da Silva, filha do casal e notável enóloga (juntamente com o marido Jorge Serôdio Borges) de vinhos no Douro, nomeadamente o famoso Pintas. Miguel Cavaco é o enólogo residente.
12,50€ | Álcool 14,5% | Acidez total 6,12 | pH 3,32| 26.000 grfs
Esta quinta de Chocapalha tem uma história muito curiosa e muito longa, onde nomes famosos, antigos e actuais da enologia portuguesa, se cruzam.
Os actuais proprietários, Alice e Paulo Tavares da Silva, ela de nacionalidade Suíça, ele oficial da Marinha, tinham uma quinta na margem sul, mas queriam vir para terrenos mais perto de Lisboa, onde pudessem produzir vinhos de grande qualidade. Compraram esta quinta em 1987 aos pais de João Portugal Ramos.
Esta quinta tem história muito antiga, de mais de 400 anos, sendo referida já em documentos do século XVI. Mais recentemente pertenceu, desde meados do séc. XVIII, a Constantino O`Neil, que mais tarde a doou a Diogo Duff, ilustre fidalgo escocês muito estimado de El-Rei D. João VI (que o condecorou com a comenda de Torre e Espada).
Como chegou à posse dos pais de João Portugal Ramos? Muito simples: a mãe do ilustre enólogo, Senhora Dona Josefa Henriqueta Teresa Maria de Lourdes Duff de Portugal e Castro era tetraneta de Robert Charles Duff. O mundo dá muitas voltas!
É também interessante saber que foi esta quinta a inspiração para que João Portugal Ramos e Sandra Tavares da Silva enveredassem pelo estudo da Agronomia, tendo-se tornado em dois dos melhores e mais renomados enólogos e produtores de vinhos portugueses. Terá sido a magia de Chocapalha a funcionar?
Enoturismo na Chocapalha
Recentemente a Quinta de Chocapalha passou também a integrar ofertas enoturísticas. Com marcação, poderá visitar as vinhas, a adega, fazer uma prova de vinhos e até almoçar.
Quinta de Chocapalha, Rua Charles Duff, 2580-081 Aldeia Galega da Merceana . Telf.: 263 769 317