A Porsche acaba de divulgar os detalhes e o preço do novo Cayenne GTS. Assim, o GTS está Disponível nas versões SUV e Coupé, conta com um potente motor V8 biturbo com 368 kW (500 CV), sistemas de chassis que combinam performance com o sentido prático diário, elementos de design específicos e um equipamento de série melhorado. Os novos Cayenne GTS e Cayenne GTS Coupé já estão disponíveis para encomenda e os preços começam nos 196.041€ e 199.588€, respetivamente. As primeiras unidades chegam ao mercado europeu no Verão de 2024.
Para a Porsche, a sigla GTS significa Gran Turismo Sport – e, de um modo geral, representa uma dose extra de carácter dinâmico e capacidade para percorrer longas distâncias. Na sua essência, o Cayenne é a combinação entre um automóvel desportivo de alta performance e um SUV com capacidades todo-o-terreno. No entanto, nas versões GTS, este equilíbrio tem-se aproximado de uma melhor capacidade de condução em estrada. Com uma motorização potente, uma afinação precisa e um design exclusivo, o novo Cayenne GTS mantém-se fiel a este princípio.
O chassis específico GTS, com menos 10 mm de altura ao solo, marca uma evolução emocionante para o Cayenne GTS. O SUV está agora equipado de série com a suspensão pneumática adaptativa incluindo o Porsche Active Suspension Managament (PASM) e o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). Todos os componentes do chassis e sistemas de controlo, bem como o Porsche Traction Management (PTM) e o Porsche Dynamic Chassis control (PDCC), este último disponível como opcional, foram especificamente concebidos para a performance em estrada.
V8 mais eficiente e mais potente
Para além da afinação do chassis, outra característica importante do Cayenne GTS passa pelo carismático motor V8 de 4.0 litros biturbo, desenvolvido pela Porsche e produzido em Zuffenhausen. Agora debita 368 kW (500 CV) de potência – um aumento de 30 kW (40 CV) em comparação com o antecessor. O binário máximo passou para os 660 Nm, também neste ponto um aumento de 40 Nm. A transmissão Tiptronic S de oito velocidades revista melhora a performance de condução devido a tempos de resposta e de mudança mais curtos
Estas características conferem ao desportivo de quatro portas uma performance notável. O novo Cayenne GTS acelera dos 0 aos 100 km/h em 4,4 segundos. A velocidade máxima é de 275 km/h. Outra inovação técnica é o facto da caixa de transferência do sistema de tração integral Porsche Traction Management (PTM) possuir um circuito de refrigeração a água independente.
Cayenne GTS exclusivo e melhor equipado
No novo Cayenne GTS o design inclui a designação “GTS” em Preto nas laterais e na traseira, uma secção dianteira específica com entradas de ar maiores, faróis e luzes traseiras escurecidas e pinças de travão em Vermelho. Os componentes da carroçaria como as saias laterais, frisos dianteiros, frisos das janelas laterais e as proteções das cavas de roda, que fazem parte do Pacote Sport Design disponível de série, têm um acabamento em Preto brilhante. Nos modelos GTS anteriores, alguns destes componentes tinham um acabamento na cor da carroçaria. Em contrapartida, as ponteiras do sistema de escape desportivo, que anteriormente eram em Preto, passam a ter um acabamento em Bronze escuro. O portfólio de design GTS é ainda reforçado com as jantes RS Spyder Design de 21 polegadas
Interior desportivo e luxuoso
O interior do Cayenne GTS inclui o volante desportivo GT, aquecido, de série. O material Race-Tex pode ser encontrado em vários locais do veículo. O tecido semelhante à camurça é utilizado no revestimento do tejadilho, nos apoios de braço e painéis das portas e nos centros dos bancos desportivo de oito vias. Os apoios laterais são ainda mais pronunciados de forma a oferecerem um melhor apoio lateral nas curvas.
As novas versões GTS beneficiam da extensa atualização do Cayenne que inclui o novo Porsche Driver Experience com um painel de instrumentos digital curvo de série e um ecrã para o passageiro disponível como opcional. Para além do Pacote Sport Design, dos faróis em LED HD-Matrix escurecidos e da suspensão pneumática, o GTS também inclui um sistema de som Bose® Surround e iluminação ambiente. O Cayenne GTS Coupé conta ainda com um tejadilho panorâmico fixo em vidro de série, bem como um spoiler traseiro extensível e adaptativo. O carácter dinâmico do Coupé pode ser mais acentuado com um sistema de escape desportivo com ponteiras em osição central em Bronze Escuro.
Artigo por Rui Reis