No dia em que Portugal celebra 50 anos de democracia, o TVCine Edition dedica a sua programação a filmes que propõem uma reflexão sobre o mais marcante acontecimento da História portuguesa recente.
São mais de 10 horas de programação ininterrupta, com a exibição de Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus, A Uma Hora Incerta, Assalto Ao Santa Maria, Operação Outono, Salgueiro Maia – O Implicado e Pátria. Seis títulos portugueses para pensar a Liberdade, a não perder no Especial 25 de Abril, ao longo do feriado, só no TVCine Edition.
Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus | 25 de abril, às 14h10, no TVCine Edition
Com a invasão de França pelas tropas nazis, dezenas de milhares de refugiados começam a aglomerar-se junto do consulado português em Bordéus, na esperança de aí obterem um visto para Portugal. Obrigado a respeitar a circular de Salazar que determinava a proibição expressa de concessão de vistos a quaisquer refugiados judeus, Sousa Mendes viveu, então, um terrível dilema: se concedesse vistos, arriscava a carreira diplomática e o sustento da sua família; se não o fizesse, todos aqueles milhares de pessoas teriam como destino os campos de concentração nazis. A história do herói português que salvou mais de 30.000 vidas durante a Segunda Guerra Mundial, Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus (2012) conta com Vitor Norte no papel principal e ainda Carlos Paulo, Leonor Seixas e Laura Soveral. A realização é de Francisco Manso e João Correa.
A Uma Hora Incerta | 25 de abril, às 15h40, no TVCine Edition
1942. No Portugal salazarista, dois refugiados franceses, Boris e Laura, são presos. O inspetor Vargas, sentindo-se atraído pela jovem mulher, decide escondê-los em sua casa: um hotel vazio onde vive com a filha, Ilda, e a mulher, gravemente doente. Ilda descobre a presença dos refugiados e, consumida pelo ciúme, tenta fazê-los desaparecer a todo o custo… Um filme de Carlos Saboga, A Uma Hora Incerta (2015) é protagonizado por Joana Ribeiro, Paulo Pires, Judith Davis, Filipa Areosa e Pedro Lima.
Assalto Ao Santa Maria | 25 de abril, às 16h55, no TVCine Edition
Em 1960, Zé, um jovem emigrante português, passa por um período difícil na Venezuela. O acaso coloca no seu caminho o capitão Henrique Galvão, um dos mais proeminentes opositores do regime de Salazar. Fascinado por Galvão, Zé junta-
se a um grupo de exilados políticos portugueses e galegos que, sob o comando do militar português, preparam a mais sensacional ação de protesto jamais levada a cabo: o assalto e ocupação do paquete ´Santa Maria´, joia da coroa da marinha lusitana. Realizado por Francisco Manso segundo argumento de Vicente Alves do Ó e João Nunes, Assalto Ao Santa Maria (2010) é baseado no célebre episódio que marcou o princípio do fim da ditadura em Portugal e Espanha. Com Vitor Norte, Leonor Seixas, Carlos Paulo, Pedro Cunha e Alfonso Algra.
Operação Outono | 25 de abril, às 18h40, no TVCine Edition
De Bruno de Almeida, Operação Outono (2012) é um thriller político sobre a cilada que levou ao assassinato do General Humberto Delgado pela PIDE a 13 de fevereiro de 1965, em Los Almerines, perto da fronteira portuguesa. O filme baseia-se em factos verídicos revelados por Frederico Delgado Rosa, biógrafo e neto de Humberto Delgado, no seu livro Humberto Delgado, Biografia do General sem Medo. No elenco encontramos John Ventimiglia, Carlos Santos, Nuno Lopes, Marcello Urgeghe e Diogo Dória, entre outros.
Salgueiro Maia – O Implicado | 25 de abril, às 20h15, no TVCine Edition
No dia 25 de Abril de 1974, um homem caminhou sozinho pelo Largo do Carmo. Bateu à porta do quartel da GNR e entrou, desarmado e sem escolta. Lá dentro, o chefe do Governo, Marcelo Caetano, aguardava, cercado pelos militares e pelo povo. O homem que o encarou nessa tarde e que lhe exigiu a rendição, garantindo a sua segurança, acabava de liderar uma coluna da Escola Prática de Cavalaria de Santarém na tomada da capital. Sem disparar um único tiro conseguira derrubar um regime com mais de 48 anos. Aquele era o último passo a dar e ele deu-o, sem hesitação, tornando-se na figura incontornável do dia que marcou o início da democracia em Portugal. Esse homem era o capitão Fernando Salgueiro Maia e esta é a sua história. Salgueiro Maia – O Implicado (2022) é um filme de Sérgio Graciano com Tomás Alves, Tiago Teotónio Pereira, Filipa Areosa, Catarina Wallenstein e José Condessa.
Pátria | 25 de abril, às 22h, no TVCine Edition
Num país dominado por uma ditadura, um homem será confrontado com o crescimento de um grupo extremista que domina as ruas e que o coloca e a todos os que o rodeiam em perigo. No final terá apenas uma escolha: liberdade ou morte. O mais recente filme de Bruno Gascon (Carga, Sombra), Pátria é protagonizado por Tomás Alves. Desta “distopia realista” fazem ainda parte Rafael Morais, Michalina Olszanska, Matamba Joaquim, João Vicente, Iris Cayatte, Ricardo Correia e Raimundo Cosme.