A cerimónia da MTV, que premeia os maiores talentos da música mundial, foi cancelada para preservar a segurança de todos os envolvidos.
A MTV decidiu cancelar a edição de 2023 dos MTV EMA’s (Europe Music Awards) devido à crescente tensão na região de Israel e Gaza. Esta cerimónia anual, que premeia os maiores talentos da música mundial, atrai milhares de fãs e celebridades de todo o mundo, mas a atual situação global tornou a realização do evento imprudente.
A cerimónia estava programada para acontecer no próximo dia 5 de novembro, na deslumbrante cidade de Paris, e nomes de peso como Taylor Swift, Olivia Rodrigo, Bad Bunny e Foo Fighters estavam entre os nomeados. No entanto, o famoso canal televisivo de música anunciou que, em virtude do conflito entre Israel e Palestina, não vai realizar a gala deste ano
Num comunicado oficial, a MTV expressou a sua preocupação com a segurança de todos os envolvidos na cerimónia de entrega de prémios. “Dada a volatilidade dos eventos mundiais, decidimos não avançar com os MTV EMA’s de 2023 por precaução para os milhares de funcionários, membros da equipa, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para dar vida ao espetáculo”.
A organização também realçou que os MTV EMA’s são uma “celebração anual da música global” e dadas as “devastadoras” notícias que continuam a surgir em Israel e Gaza, o momento não parece apropriado para uma celebração global. “Com milhares de vidas já perdidas, é um momento de luto. Estamos ansiosos para sediar os MTV EMA’s novamente em novembro de 2024″, refere o comunicado.
Esta decisão reflete a sensibilidade da MTV em relação aos eventos mundiais em constante evolução e o seu compromisso com a segurança e bem-estar de todos os envolvidos na cerimónia. Os fãs ficam desapontados com o cancelamento deste evento tão aguardado, mas a MTV expressou a sua esperança de que, no próximo ano (2024), o mundo esteja num estado mais propício para celebrar a música e o talento global.
De relembrar que os cantores portugueses Bárbara Tinoco, Carolina Deslandes, Marisa Liz, Bispo e Piruka estavam nomeados na categoria ‘Best Portuguese Act’.