Os utilizadores neozelandeses e filipinos da rede social X (antigo Twitter) vão começar a pagar uma taxa anual de 0,94 euros.
A rede social X (antigo Twitter), anunciou uma nova medida para combater as “mensagens indesejadas, a manipulação na plataforma e a atividade de bots”. Numa fase experimental, a plataforma online vai começar a cobrar uma taxa anual de 0,94 euros por ano aos novos utilizadores da rede social na Nova Zelândia e nas Filipinas.
Segundo o comunicado emitido pela rede social liderada por Elon Musk, os serviços incluídos na taxa anual abrangem a capacidade de publicar, republicar, responder e dar likes. Enquanto que os utilizadores que optarem por não pagar a taxa, poderão apenas seguir outras contas e visualizar conteúdo, como fotos e vídeos.
Esta medida tem como objetivo principal reduzir a presença de bots e contas de spam na plataforma online, que se tornou numa preocupação crescente para a rede social X nos últimos tempos. Para garantir o cumprimento desta nova política, os novos utilizadores da Nova Zelândia e das Filipinas deverão verificar as suas contas por meio de um número de telefone e efetuar o pagamento equivalente a 0,94 euros, o que equivale a 1,43 dólares neozelandeses ou 42,51 pesos filipinos.
Elon Musk, que adquiriu o Twitter em 2022 e o renomeou como X no passado mês de julho, procura aumentar as receitas da plataforma online de várias maneiras. Para além da introdução desta taxa para novos utilizadores da Nova Zelândia e das Filipinas, o empresário também implementou uma assinatura premium em escala global. A empresa está confiante de que estas medidas vão ajudar a manter a plataforma acessível, enquanto combatem as “mensagens indesejadas, a manipulação na plataforma e a atividade de bots”.
No entanto, é importante destacar que esta decisão tem recebido algumas críticas. Recentemente, a rede social X demitiu equipas de monitorização da desinformação, o que resultou num aumento das notícias falsas e das mensagens de ódio na respetiva plataforma, o que levou muitos anunciantes a afastarem-se. A empresa prometeu partilhar todos os resultados desta medida experimental o mais breve possível, esperando que a mesma seja uma solução eficaz para manter a qualidade da plataforma, enquanto aumenta as suas receitas.