A Mazda Portugal já tem para entrega nos concessionários da marca a geração de 2024 do icónico Mazda MX-5 (ST e RF). As principais evoluções exteriores centram-se na iluminação, agora com tecnologia LED, luzes diurnas com melhor visibilidade e luzes traseiras com uma subtil actualização.Integradas na longa herança e nos modernos conceitos de estética, são acompanhadas de uma renovada palete, que integra a nova cor Aero Grey. Também inédita é a capota bege, exclusiva da Edição Especial Kazari na sua versão roadster (a respectiva carroçaria RF tem o topo do tejadilho em preto). O conjunto exterior completa-se com jantes redesenhadas de 16 polegadas, Black no nível de entrada, Prime-Line, e Silver nos restantes patamares de equipamento, Exclusive-Line e Kazari.
Ao nível dos interiores e continuando na Edição Especial Kazari, os estofos são em Nappa Tan (castanha), complementando a oferta na restante gama, composta por bancos revestidos de Leganu®, um novo material mais aderente que evita o deslizamento do corpo em situações de condução mais dinâmica.
O cockpit dos novos Mazda MX-5 ST e RF contam com um retrovisor sem moldura, um ecrã multimédia táctil de 8,8 polegadas e com novas funções (incluindo Android Auto™ ou Apple Car Play® e modo wireless), um painel de instrumentos redesenhado e das duas entradas USB-C.
Tecnologia dinâmica DSC-Track
Em termos mecânicos, a oferta para 2024 em Portugal assenta, exclusivamente, no comprovado bloco de 1,5 litros a gasolina Skyactiv-G, associado a uma caixa de velocidades manual 6MT, de seis relações, mantendo-se, naturalmente inalterados, os benefícios da exploração da sua condução assentes na sua tracção traseira. Com uma potência máxima de 132 cv/97 kW às 7000 rpm e um binário máximo de 152 Nm às 4500 rpm, esta conjugação permite velocidade máximas de 204 km/h (ST) e de 203 km/h (RF), para consumos de combustível de 6,3 l/100 km e emissões de CO2 de 142 g/km (valores WLTP).
A nova geração MX-5 é sublimada por um novo modo de condução Dynamic Stability Control (DSC)-Track, que dá prioridade ao condutor, aplicando o controlo de sobreviragem apenas na eventualidade de o mesmo não conseguir corrigir a posição da viatura numa curva mais exigente. Concebido a pensar nos muitos principiantes, nomeadamente nos que pretendem levar o MX-5 a um circuito de competição, o sistema ajuda-os a manter o modelo sob controlo até ao derradeiro segundo.
-
Preços de venda ao público do Mazda MX-5 1.5 Skyactiv-G 132 cv
- Prime-Line: 35.947 € (ST) e 38.447 € (RF)
- Exclusive-Line: 41.947 € (ST) e 44.447 € (RF)
- Kazari: 42.747 € (ST) e 45.247 € (RF)
Artigo por Rui Reis


