O Antarte Museum pretende ser um tributo à arte da marcenaria, uma viagem pelo passado, ao longo de diferentes séculos, mostrando a evolução de ferramentas e máquinas deste ofício
O Antarte Museum é o 1º museu 100% dedicado à marcenaria e acaba de abrir portas ao público, em Rebordosa, Paredes, integrado no também recentemente inaugurado Antarte Center, o mais recente pólo industrial da Antarte, empresa especializada em mobiliário.
Trata-se de um espaço único na Europa, cuja ideia nasceu em 2020 por Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, fruto da sua paixão pela arte da marcenaria. “O museu da Antarte começou a ser desemvolvido na pandemia, é um sonho tornado realidade. Comecei a minha vida na marcenaria e tenho muito orgulho em conseguir prestar um tributo a um ofício milenar muito pouco documentado”, partilha Mário Rocha.
O Antarte Museum promove um encontro com a história da marcenaria, desde o Antigo Egito até ao século XX, e conta com peças distintas de coleção, como ferramentas e máquinas usadas na marcenaria, algumas raras e com antiguidade notável, como exemplares de máquinas dos séculos XVIII e XIX.
O acervo reúne mais de 1000 ferramentas e máquinas que ilustram a evolução do ofício e uma nova página da história do mobiliário português, escrita pela Antarte em 25 anos de existência, ao afirmar-se como a marca do design intemporal.
O museu oferece ainda uma experiência imersiva singular onde podem ser observados todos os momentos e projetos da marca portuguesa de mobiliário e decoração.
O Antarte Museum está aberto ao público, com entrada livre, de terça-feira a sábado. Aos domingos pode ser visitado por marcação. Visitas guiadas também poderão ser realizadas mediante marcação.