
Se há cinco anos nos dissessem que um SUV elétrico bem equipado, tecnologicamente avançado e pensado para a realidade europeia poderia custar menos de 30 mil euros, muitos levantariam as sobrancelhas. Mas o novo Leapmotor B10 acaba de provar que o futuro chegou e quer ser para todos.
Com lançamento oficial previsto para o final de outubro em Portugal, o B10 marca a entrada da Leapmotor no competitivo segmento C, onde a concorrência é feroz e a exigência, máxima. Apoiada pela Stellantis, a marca chinesa quer democratizar a mobilidade elétrica sem comprometer estilo, tecnologia ou prazer de condução. E parece estar no bom caminho.

Design pensado para a cidade, conforto preparado para tudo
Com 4,51 metros de comprimento, o B10 é um SUV compacto por fora e surpreendentemente espaçoso por dentro. A distância entre eixos de 2,74 metros permite um habitáculo generoso, com destaque para os 2.390 mm entre o banco traseiro e o espaço para os pés, um dos melhores valores do segmento.
O design é moderno e expressivo, combinando linhas fluidas e uma estética jovem com detalhes práticos como a porta de carregamento posicionada à direita, ideal para o contexto urbano europeu.
A rede de concessionários Leapmotor em Portugal estará pronta para receber os primeiros interessados já no final de outubro.

Tecnologia de ponta num pacote acessível
O que distingue o B10 da maioria dos seus concorrentes é o nível tecnológico oferecido por este preço. A arquitetura LEAP 3.5 serve de base para uma experiência digital integrada, com um ecrã tátil central de 14,6 polegadas, chipset Snapdragon 8155 e sistema operativo LEAP OS 4.0 Plus. O carro está sempre conectado, suporta atualizações remotas e pode ser totalmente gerido através de uma app móvel.
A nível de segurança, o pacote é robusto: 17 funcionalidades de assistência à condução (ADAS), câmara 360º, estrutura em aço de alta resistência e afinação de chassis feita pela Stellantis.

Performance elétrica que não compromete
Disponível com duas opções de bateria — 56,2 kWh (361 km WLTP) e 67,1 kWh (434 km WLTP) — o B10 oferece carregamento rápido até 168 kW, o que significa que pode recuperar 50% da carga em menos de 20 minutos.
O motor de 218 cv garante acelerações de 0 a 100 km/h em 8 segundos, com uma condução equilibrada graças à suspensão traseira multi-link e distribuição de peso 50:50.
Versões, equipamento e preços para Portugal
O Leapmotor B10 chega em três versões:
| Versão | Bateria | Potência | Autonomia (WLTP) | PVPR (€) |
|---|---|---|---|---|
| Life Pro | 56,2 kWh | 218 cv | 361 km | 29.285 € |
| Life Pro Max | 67,1 kWh | 218 cv | 434 km | 31.285 € |
| Design Pro Max | 67,1 kWh | 218 cv | 434 km | 32.785 € |
Mesmo na versão de entrada, o B10 inclui teto panorâmico em vidro, jantes de 18″, e o pacote completo de ADAS. A versão Design eleva o nível com bancos em couro ECO ventilados e ajustáveis eletricamente, e iluminação ambiente.
Artigo por Rui Reis
