‘Oppenheimer’ – filme dirigido por Christopher Nolan – recebeu um total de oito prémios e foi o grande vencedor desta 29ª edição.
O filme ‘Oppenheimer’ voltou a brilhar, na madrugada desta segunda-feira (15 de janeiro), ao sair da 29ª edição dos Critics Choice Awards como o grande vencedor da noite. A obra cinematográfica dirigida por Christopher Nolan recebeu um total de de oito prémios, entre eles o de “Melhor Filme”.
Apesar de enfrentar uma concorrência de peso, incluindo o altamente nomeado ‘Barbie’ de Greta Gerwig, que acumulou um recorde de 18 nomeações, ‘Oppenheimer’ triunfou nas principais categorias do evento realizado em Los Angeles (Estados Unidos da América). O diretor Christopher Nolan, que recebeu o prémio de “Melhor Realizador”, expressou toda a sua gratidão aos críticos por “convencerem as audiências de que um filme sobre física quântica e o apocalipse valia a pena”.
No mesmo filme, Robert Downey Jr. foi coroado como “Melhor Ator Secundário” e superou nomes como Ryan Gosling e Robert De Niro. No seu discurso de vitória, o ator divertiu toda a plateia presente ao ler as críticas negativas sobre si mesmo, acabando ainda por agradecer à “santíssima trindade” composta por Christopher Nolan, a produtora Emma Thomas e o protagonista Cillian Murphy, que ao contrário do que aconteceu nos Globos de Ouro não venceu a categoria de “Melhor Ator”.
Todo o elenco de ‘Oppenheimer’ subiu ao palco em conjunto, incluindo a indicada Emily Blunt, quando o filme foi premiado com o prémio de “Melhor Elenco”, enquanto que o compositor Ludwig Göransson recebeu o prémio de “Melhor Banda Sonora”. Por fim, mas não menos importantes foram as vitórias nas categorias técnicas, com ‘Oppenheimer’ a levar também para casa os troféus de “Melhor Fotografia”, “Melhor Edição” e “Melhores Efeitos Visuais”.
No entanto, as estatuetas de “Melhor Atriz” e “Melhor Ator” foram para Emma Stone e Paul Giamatti, respectivamente. A atriz juntou esta vitória ao Globo de Ouro conquistado na semana passada e expressou a sua surpresa ao receber o prémio pela interpretação de Bella Baxter em ‘Pobres Criaturas’ – filme que conta com a fadista Carminho na banda sonora do respetivo filme –, destacando a transformação que este papel proporcionou na sua vida. “Interpretar a Bella [Baxter] foi uma das melhores coisas da minha vida, fez-me desaprender muitas coisas como vergonha e pesos sociais que nos impõem”, referiu Emma Stone no discurso.
Já Paul Giamatti, que interpretou a personagem Paul Hunham no filme ‘Os Excluídos’, agradeceu no seu discurso de vitória à “audiência mais dura que temos [os críticos], por gostarem deste filme, que é sobre conexão”, disse o ator que ficou à frente do favorito Cillian Murphy (‘Oppenheimer’). Este filme, dirigido por Alexander Payne, também deu a Da’Vine Joy Randolph a estatueta de “Melhor Atriz Secundária” e a Dominic Sessa o de “Melhor Jovem Ator”.
Como filme com mais nomeações de sempre numa só edição do Critics Choice Awards (18), ‘Barbie’ não levou os prémios mais desejados, mas mesmo assim conquistou os de “Melhor Filme de Comédia”, “Melhor Argumento Original”, para Greta Gerwig e Noah Baumbach, “Melhor Canção Original”, para ‘I’m Just Ken’ de Ryan Gosling, “Melhor Design de Produção”, “Melhor Guarda-Roupa” e “Melhor Caracterização”. Já ‘Anatomia de Uma Queda’ foi reconhecido como o “Melhor Filme Estrangeiro”, ‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ venceu a categoria de “Melhor Filme de Animação” e ‘American Fiction’ conquistou a estatueta de “Melhor Argumento Adaptado”.
Nas categorias de televisão, ‘Succession’ recebeu o prémio de “Melhor Série Dramática”, ‘The Bear’ foi coroada como “Melhor Série de Comédia” e ‘Rixa’ venceu na categoria de “Melhor Minissérie”. A noite em Los Angeles terminou com a atriz America Ferrera a receber o prémio “See Her“, pelo seu compromisso com a equidade e pela inclusão, e com uma homenagem emocionante a Harrison Ford, que recebeu o prémio carreira e que se emocionou no seu discurso.
[Clique aqui para ver todos os vencedores dos Critics Choice Awards].