A cerimónia da primeira edição dos Globos de Ouro desde a dissolução da Hollywood Foreign Press Association ocorreu em Los Angeles.
Na 81ª edição dos Globos de Ouro (Golden Globes), que decorreu na madrugada desta segunda-feira (8 de janeiro), em Los Angeles (Estados Unidos da América), os filmes ‘Oppenheimer’ e ‘Pobres Criaturas’ foram os grandes destaques da noite, ao conquistarem as principais estatuetas nas categorias de cinema.
O épico ‘Oppenheimer’, de Christopher Nolan, brilhou ao receber cinco Globos de Ouro nas categorias de cinema. O filme foi considerado o “Melhor Filme Dramático”, conferindo a Christopher Nolan o prémio de “Melhor Realizador”. Para além disso, Cillian Murphy foi premiado como “Melhor Ator”, Robert Downey Jr. como “Melhor Ator Secundário” e Ludwig Göransson recebeu a estatueta de “Melhor Banda Sonora”. Com um elenco cheio de estrelas, este filme aborda a história do criador da bomba atómica e alcançou um enorme sucesso nas bilheteiras, onde atingiu a marca dos mil milhões de dólares (cerca de 914 milhões de euros) – de relembrar que o filme custou 164,5 milhões de euros.
You're a #GoldenGlobes winner! Congrats on winning Best Male Actor – Motion Picture – Drama for your role in Oppenheimer, Cillian Murphy! 🥳 pic.twitter.com/Uk9elJsRO1
— Golden Globe Awards (@goldenglobes) January 8, 2024
No campo das comédias musicais, “Pobres Criaturas“, de Yorgos Lanthimos, foi o grande vencedor ao superar as expectativas e ao derrotar o filme em que muitos apontavam como vencedor – ‘Barbie’, que apesar de ter nove nomeações, apenas conquistou duas categorias: a de “Melhor Canção Original”, com ‘What Was I Made For’ (interpretada por Billie Eilish e Finneas O’Connell) e a de “Melhor Filme por Mérito Cinematográfico e Comercial”. Este filme, de Yorgos Lanthimos e que conta com a cantora portuguesa Carminho na banda sonora, foi premiado com a estatueta de “Melhor Filme Musical ou Comédia” e viu a sua personagem principal, Emma Stone, receber o Globo de Ouro de “Melhor Atriz” pela sua interpretação única da personagem Bella Baxter.
“What Was I Made For?” by Billie Eilish O'Connell and Finneas O'Connell is the winner of Best Song – Motion Picture! 🎵✨ #GoldenGlobes pic.twitter.com/5L89Wgis6L
— Golden Globe Awards (@goldenglobes) January 8, 2024
Destacou-se também o filme ‘Os Excluídos’, de Alexander Payne, que fez com que Da’Vine Joy Randolph levasse o Globo de Ouro de “Melhor Atriz Secundária” e Paul Giamatti recebesse a estatueta de “Melhor Ator em Comédia”, e ‘Anatomia de uma Queda’, de Justine Triet, que conquistou os prémios de “Melhor Argumento” e de “Melhor Filme em Língua Estrangeira”.
Na esfera televisiva, ‘Succession’ brilhou ao ser coroado como “Melhor Série Dramática”. A última temporada desta série da HBO recebeu ainda o reconhecimento nas categorias individuais, com Kieran Culkin a ganhar o Globo de Ouro de “Melhor Ator em Série Dramática”, Sarah Snook a de “Melhor Atriz em Série Dramática” e Matthew Macfadyen a de “Melhor Ator Secundário”. Outra produção televisiva a receber destaque foi ‘Rixa’, da Netflix, que conquistou três estatuetas dos Globos de Ouro, entre elas a de “Melhor Minissérie ou Filme para Televisão”, “Melhor Atriz em Minissérie ou Filme para Televisão” para Ali Wong, “Melhor Ator em Minissérie ou Filme para Televisão” para Steven Yeun. Para além destas séries, há ainda que mencionar ‘The Bear’, da FX, que venceu as categorias de “Melhor Série Musical ou Comédia”, de “Melhor Atriz em Série Musical ou Comédia” para Ayo Edebiri e a de “Melhor Ator em Série Musical ou Comédia” para Jeremy Allen White.
An incredible win for Kieran Culkin! 👏 Taking home Best Television Male Actor – Drama Series! #GoldenGlobes pic.twitter.com/ISmqHQyANW
— Golden Globe Awards (@goldenglobes) January 8, 2024
A cerimónia deste ano dos Globos de Ouro introduziu um novo prémio para comediantes “stand-up“, com o vencedor a ser o Ricky Gervais pelo seu especial ‘Armageddon’. No entanto, o comediante não compareceu para receber a estatueta devido à controvérsia a envolver as suas piadas sobre crianças com doenças fatais.
Esta 81ª edição dos Globos de Ouro – a primeira desde a dissolução da Hollywood Foreign Press Association – ficará, como já é habitual, na história como uma noite de reconhecimento para as produções cinematográficas e televisivas que marcaram o ano anterior – pode ver a lista completa de vencedores aqui.