No dia 7 de maio assinala-se o Dia Mundial da Asma, uma das doenças respiratórias mais conhecidas e comuns no mundo inteiro.
No Dia Mundial da Asma, que se assinala esta terça-feira (7 de maio), dados alarmantes destacam a magnitude da doença respiratória que afeta quase 300 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Portugal, a asma atinge aproximadamente 600 mil pessoas, com uma incidência particularmente alta entre as crianças, e estima-se que metade desses casos não tenha a doença controlada.
Os especialistas alertam para a importância da prevenção como o primeiro passo crucial no combate a esta doença respiratória. Tosse persistente sem expetoração, dificuldade respiratória e pieira são sintomas indicativos aos quais é fundamental estar atento. Nalguns casos, a asma pode assumir uma forma grave, ao ponto de haver mesmo hospitalização. Na região do Algarve, por exemplo, cerca de uma centena de casos são considerados graves, o que evidencia a importância de estratégias de prevenção e de tratamento adequado para esta condição respiratória crónica.
Embora seja possível levar uma vida normal com a asma controlada, para muitos pacientes, a falta de controlo pode ter consequências incapacitantes. Aproximadamente 8 a 10% da população mundial é afetada pela asma, sendo que alguns casos exigem um acompanhamento mais frequente em ambientes hospitalares.
Por estas e outras razões, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem direcionado esforços significativos para sensibilizar as pessoas a nível global sobre a prevenção da asma, que afeta centenas de milhões de pessoas no mundo inteiro.