Apenas 21% das empresas reconhecem o papel da tecnologia para alcançar os seus objetivos de sustentabilidade.
Um estudo, conduzido pela Ecosystm e feito para a Kyndryl e Microsoft, revela que existe um compromisso crescente com a sustentabilidade, uma vez que 38% das organizações aumentaram os seus objetivos de sustentabilidade e a execução de programas desde o ano passado, demonstrando o progresso à medida que o mundo trabalha para um futuro ecológico.
Mas embora 84% das organizações atribuam uma elevada importância estratégica aos objetivos de sustentabilidade, apenas 21% utilizam a tecnologia para reduzir a sua pegada ambiental e moldar a sua estratégia global de sustentabilidade.
E embora 54% afirmem que os objetivos e iniciativas de sustentabilidade estão incorporados nos processos de comunicação existentes, apenas 19% utilizam plenamente os dados para o planeamento estratégico e a tomada de decisões.
“À medida que o mundo enfrenta desafios crescentes relacionados com o clima, as empresas são pressionadas a agir de forma decisiva – e o estudo deste ano salienta que as empresas devem passar da intenção à ação coletiva, a fim de impulsionar a mudança”, afirma Faith Taylor, Chief Corporate Citizenship and Sustainability Officer da Kyndryl. “Ao integrar a sustentabilidade na estratégia, nos processos e nos sistemas de negócio de uma empresa, as organizações podem maximizar o valor das suas pessoas e tecnologias para atingir objetivos internos e conduzir a um impacto positivo”.
“As empresas podem obter as informações necessárias para cumprir os seus compromissos e impulsionar a resiliência, integrando dados de sustentabilidade com dados operacionais e financeiros, e utilizando a análise de dados tradicional e ferramentas robustas de IA para modelar as eficiências operacionais e promover inovações sustentáveis”, defende Matthew Sekol, Sustainability Global Black Belt da Microsoft.
Este estudo foi a segunda edição do Barómetro de Sustentabilidade Global, realizado pela Ecosystm e promovido pela Kyndryl e pela Microsoft, reflete as perspetivas de 1.355 líderes globais de sustentabilidade, abrangendo 20 países e 9 grupos industriais. Foi realizado entre agosto e setembro de 2024, visando colmatar a divisão entre sustentabilidade e tecnologia, examinando os papéis da estratégia, dos dados e da IA na concretização dos objetivos de sustentabilidade.