Pela segunda vez a ‘Space One’ falhou ao tentar realizar o lançamento do foguetão Kairos. As imagens foram transmitidas na televisão, mostraram o foguetão a descolar e depois, a descer.
A ‘Space One’, a empresa privada japonesa anunciou esta quarta-feira ter falhado, minutos depois da descolagem, uma nova tentativa de colocar um satélite em órbita.
Em comunicado, a ‘Space One’ referiu que após Kairos ter sido lançado abortaram “o voo do foguetão depois de determinarmos que seria difícil completar a missão”. A descolagem do foguetão do extremo da península de Kii, na província de Wakayama, foi transmitida na televisão. As imagens mostraram Kairos a levantar voo, no entanto, este começou a descer em espiral após o envio do sinal de autodestruição.
Em março, existiu uma primeira tentativa de lançamento em que o foguetão explodiu em pleno voo, poucos segundos após a descolagem. Não foi o sucedido nesta segunda tentativa. A ‘Space One’ decidiu adiar em dois dias consecutivos, graças às condições meteorológicas desfavoráveis, as duas tentativas de lançamento.
Durante este ano o Japão colocou uma sonda não tripulada na Lua, tornando-se o quinto país a conseguir uma aterragem controlada na superfície lunar.