Uma nova vaga de consumidores de veículos topo de gama pretende um elétrico na próxima compra, mas as marcas ainda não perceberam, efetivamente, isso.

O estudo “Europe’s High-End Buyers Rethink EV Ownership”, realizado pela consultora Boston Consulting Group (BCG), analisou o mercado automóvel nos segmentos topo de gama, concluindo que 38% dos consumidores de veículos topo de gama que pretendem comprar nos próximos 12 meses um automóvel de valor igual ou superior a 80 mil euros estão a considerar adquirir o seu primeiro veículo elétrico.
O estudo foi baseado num inquérito a mais de 5.000 potenciais compradores de automóveis na Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha, dos quais 20% pertencem a segmentos de preços premium e luxo.
Esta análise deixa a ideia de que os construtores estão a negligenciar esta intenção de compra, recomendando-lhes que sigam cinco estratégias para poderem aproveitar esta vaga de clientes:
- Tornar os modelos mais adequados às necessidades dos clientes
Segundo a BCG, os fabricantes europeus de veículos elétricos nos segmentos premium e de luxo precisam de alinhar a sua oferta de produtos com as necessidades específicas da nova vaga de compradores, especialmente ao nível de autonomia, tecnologia, design e desempenho, para conseguirem aumentar a competitividade de mercado. - Identificar o público-alvo e informar os clientes
A consultora BCG também refere que é fundamental que os fabricantes combatam perceções antigas e incorretas sobre os veículos elétricos e destaquem as melhorias feitas nos modelos mais recentes, nomeadamente a capacidade das novas baterias, para conseguirem atrair novos compradores. Além disso, devem identificar os segmentos de mercado com elevada propensão para a compra e estar presentes nos canais que estes utilizam, como as redes sociais, promovendo produtos específicos para esse público. - Facilitar a experiência de marca
Os fabricantes europeus devem oferecer oportunidades para que os potenciais compradores experimentem os veículos, promovendo test-drives prolongados, de modo a aumentar a procura, cativar mais clientes e expandir o mercado, propõe a BCG. - Viabilizar a revenda dos veículos
Para a consultora, os construtores podem ajudar a estabilizar os preços das viaturas, ajustando as ofertas de financiamento e certificando a durabilidade das baterias. “Desta forma, ganharão maior confiança e credibilidade junto dos compradores, viabilizando potenciais revendas”, considera a BCG. - Melhorar a experiência de pós-venda
Os fabricantes europeus de veículos elétricos topo de gama devem garantir a melhor experiência aos compradores também depois da venda. “Para tal, podem oferecer serviços diferenciados, como o planeamento de rotas com carregamento no destino e acesso privilegiado a redes de carregamento de alta potência. Ao proporcionar estes serviços de excelência de forma integrada, conseguirão ser mais competitivos e impulsionar o mercado”, sugerem os consultores da BCG.
“O mercado europeu de veículos elétricos ainda está em crescimento, mas há margem para os fabricantes aproveitarem a nova vaga de consumidores de topo de gama para se destacarem e ganharem competitividade. Aqueles que conseguirem responder às exigências destes compradores estarão em melhor posição para competir num mercado dinâmico em expansão”, conclui a consultora.