Fique a saber a que dias vão decorrer as greves, de metro e comboio. As duas empresas informaram sobre as greves de forma prévia e justificaram as causas para as paralisações, em comunicado.
Nas próximas terças-feiras, dia 3 e 10 de dezembro, o Metro de Lisboa começa a funcionar às 10:30. Uma vez que, está agendada uma greve dos trabalhadores entre as 5h e as 10h da manhã, adiantou este domingo a empresa.
O Metropolitano de Lisboa divulgou estas informações em comunicado, destacando ainda que “continuará a promover diálogo com os sindicatos tendo em vista um entendimento que permita a suspensão das referidas greves”.
Em causa está a exigência dos pagamentos das denominadas variáveis, trabalho suplementar e feriados e o cumprimento do Acordo de Empresa. A empresa já esclareceu que os pagamentos das remunerações foram sempre efetuados, não existindo “qualquer dívida ou pagamento em atraso”.
Também irá ocorrer uma paralisação no próximo dia 6 de dezembro, que vai impactar os serviços da CP, IP, Fertagus, Metro Sul do Tejo, ViaPorto (Metro), Captrain e Medway (mercadorias).
O pré-aviso de greve geral foi avançado pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro que realçaram o surgimento desta decisão, no que remete à “defesa da segurança ferroviária, da dignidade e honra dos maquinistas, e da justa valorização do seu trabalho”.