Sob o lema “Centro histórico, verão sem carros”, a cidade de Viseu vai restringir o tráfego de automóveis até ao dia 21 de setembro.
Viseu prepara-se para um verão diferente no seu centro histórico, com a implementação de uma medida que promete transformar a experiência de visitar a zona antiga da cidade viseense. A Câmara Municipal de Viseu (CMV) anunciou na passada terça-feira (23 de abril) que o centro histórico vai estar livre de carros até ao dia 21 de setembro do presente ano de 2024.
Sob o lema “Centro histórico, verão sem carros“, a restrição de tráfego será aplicada às sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados. Durante estes dias, o acesso de veículos será bloqueado em determinados horários – sextas-feiras e vésperas de feriados entre as 19h00 e as 02h00, sábados entre as 16h00 e as 02h00 e aos domingos e feriados entre as 15h00 e as 00h00 –, permitindo desta forma que os viseenses, visitantes e turistas desfrutem do centro histórico da cidade de Viseu com mais tranquilidade e segurança.
Segundo o plano divulgado pela autarquia de Viseu, o trânsito será interrompido nas principais vias de acesso à zona antiga da cidade, mais concretamente no início da Rua dos Combatentes da Grande Guerra e no entroncamento da Travessa da Misericórdia com o Adro da Sé. No entanto, a circulação é mantida pela Calçada da Vigia. Nos dias em que houver espetáculos ou concertos no Adro da Sé, o corte do trânsito será realizado na Travessa da Misericórdia.
Para garantir o acesso a moradores da zona histórica, a pessoas com mobilidade reduzida e a clientes das unidades hoteleiras, será permitida a entrada excecional pela Porta do Soar, em sentido inverso, com a saída a ser realizada pela Rua Chão do Mestre, Rua Augusta Cruz, Praça D. Duarte e Rua Augusto Hilário ou Rua D. Duarte.
Durante os horários de culto e cerimónias religiosas na Sé de Viseu ou na Igreja da Misericórdia, o acesso ao Adro da Sé será permitido excecionalmente pela Travessa da Misericórdia, de forma a facilitar a participação dos fiéis nos respetivos eventos.
Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Viseu tem como objetivo não só promover uma vivência mais autêntica do centro histórico, mas também incentivar o turismo sustentável e a preservação do património cultural da cidade viseense.