A Automobili Lamborghini apresentou no prestigiado The Quail, A Motorsports Gathering, o Fenomeno, o mais poderoso V12 alguma vez criado pela marca de Sant’Agata Bolognese. Produzido em apenas 29 unidades, este superdesportivo híbrido representa o auge da expressão estética e técnica da Lamborghini, com uma potência total de 1080 cavalos.
O Fenomeno é a mais recente obra-prima de uma linhagem que começou em 2007 com o Reventón e inclui nomes icónicos como o Sesto Elemento, Veneno, Centenario, Sián e Countach LPI 800-4. Tal como o Centenario Roadster e o Countach, também ele foi revelado em solo californiano, sublinhando a importância dos Estados Unidos como maior mercado da marca.
Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini, sublinhou a importância deste lançamento: “O Fenomeno apresenta as soluções técnicas mais avançadas da nossa história, ultrapassando os limites do desempenho e do design, ao mesmo tempo que honra os valores e as conquistas que são parte fundamental do nosso ADN”.
Equipado com um motor V12 atmosférico de 835 CV e três motores elétricos que contribuem com 245 CV, o Fenomeno acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,4 segundos e supera os 350 km/h de velocidade máxima. A sua dinâmica é ainda reforçada por jantes forjadas com porca central e pneus Bridgestone desenvolvidos exclusivamente para uso em pista.
O nome não foi escolhido ao acaso: Fenomeno é uma homenagem a um lendário touro que combateu em Morelia, no México, em 2002. A palavra, comum ao italiano e ao espanhol, significa “fenomenal” – uma descrição à altura do modelo.
Durante o evento, a Lamborghini apresentou ainda toda a sua linha de superdesportivos eletrificados: o Revuelto, com 1015 CV, e o novíssimo Temerario, sucessor do Huracán, que combina um V8 biturbo com motores elétricos para um total de 920 CV.
Artigo por Rui Reis