
Para comemorar os 70 anos de existência (1954-2024) a Adega Cooperativa do Cartaxo lançou um vinho repleto de curiosidades e cheio de História: do Adega do Cartaxo 70 anos apenas foram feitas 1954 garrafas, tantas como o ano de fundação, é um vinho da colheita de 2015 (engarrafado em 2017) e trata-se de um blend de várias barricas, de várias castas.
O enólogo Pedro Gil provou todas as barricas onde estava vinho a estagiar com destino às marcas Desalmado, Bridão Reserva, Bridão Private Collection, Bridão Alicante Bouschet, Bridão Touriga Nacional e Bridão Trincadeira e escolheu lotes de diferentes proporções de cada uma delas….
É, por isso, um vinho com uma grande panóplia de castas: Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Trincadeira, Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Tinta Roriz. As uvas foram totalmente desengaçadas, esmagadas e sujeitas a uma maceração prolongada durante cinco dias, com controlo de temperatura de fermentação a 25.ºC. E depois ficaram em estágio de barrica durante 12 meses.
Um tinto de cor granada, quase opaco, e com aroma intenso a frutos silvestres maduros, groselha, compota, geleia, juntamente com notas de chocolate e sugestões de manteiga. Na boca, é igualmente intenso, com a fruta a sobressair. É fresco, profundo, complexo e de boa estrutura. Taninos presentes, mas sedosos e maduros, a conferir uma boa harmonia. Excelente evolução em boca, com retrogosto pronunciado com notas de chocolate. Ótimo para acompanhar pratos de sabor intenso, especialmente carnes, para consumir à temperatura de 16ºC. Um vinho elegante e complexo, que enaltece o terroir do Cartaxo, sub-região situada na zona do Bairro, a norte do rio Tejo.
91 pontos
70€ | Álcool 14,5% | Acidez total 5,46 | pH 3,48| 1954 grfs
