A Sogevinus, através da sua marca Burmester lançou o Ensaio n.º 01, da colheita de 2023, um vinho de antíteses: fruto do espírito experimentalista da histórica Burmester.
Trata-se do casamento entre duas castas que são, entre si, opostas complementares: Alvarinho (65%) e Sercial, também conhecida como Esgana Cão (35%). Se uma é aromática, a outra é mineral. Se uma é estruturada e marcada pela fruta madura, a outra é elegante e fresca.
Este vinho inaugura uma linha mais experimentalista, focada na inovação em que a casa duriense está a apostar. Surge como complemento ao portefólio da Burmester DOC, juntando-se, assim, aos colheitas e reservas já existentes.
As castas que definem o Burmester Ensaio n.º 01, plantadas em solos xistosos, são provenientes da Quinta do Arnozelo, no Douro Superior, e também da sub-região do Baixo Corgo. Todas elas são provenientes vinhas posicionadas a 400-500 metros de altitude. O blend dá origem a um vinho dominado por um tom amarelo-limão brilhante, onde os aromas frutados do Alvarinho estão em evidência. Frescura e sensação de pedra molhada são características adicionais e emprestadas pelo Sercial, que cede também notas salinas.
Com uma acidez equilibrada, o final de boca é longo e complexo. Vai bem com pratos de bacalhau assado ou grelhado ou cozinha japonesa.
O trabalho de esnologia esteve a cargo de Ricardo Macedo.
10€ | Álc. 13% | Acid. tot. 5,7 g/l | pH 3,53| Açu. resid. 0,6 gr/l | ? grfs