
Em 1992, o Renault Twingo original revolucionava a ideia de automóvel urbano: pequeno por fora, surpreendente por dentro, com linhas redondas e uma personalidade irreverente. Três décadas depois, o Twingo está de volta. Mas não é um simples renascimento, é uma reinvenção elétrica com ambições concretas: tornar a mobilidade urbana mais acessível, sustentável e divertida.
Com preço inferior a 20 000 € antes de incentivos, o novo Twingo E-Tech Elétrico posiciona-se como o primeiro automóvel verdadeiramente elétrico e europeu do segmento A pensado para os desafios das cidades de hoje e das que virão.
Dois anos para redesenhar um símbolo
A Renault prometeu e cumpriu: em apenas 100 semanas, um recorde interno, desenvolveu um automóvel de raiz, combinando equipas da Europa e da China para acelerar processos e cortar custos. O projeto “Leap 100” deu origem a um automóvel compacto, eficiente, atual, e com produção assegurada na Europa (fábrica de Novo Mesto, Eslovénia), respeitando o compromisso ambiental da marca.
Essa rapidez não comprometeu qualidade nem inovação. Pelo contrário, o Twingo E-Tech é o primeiro modelo da Renault concebido dentro da estrutura da Ampere, a nova divisão dedicada a veículos elétricos e software, abrindo caminho a uma nova geração de citadinos 100% elétricos.

A acessibilidade como missão
Para garantir um preço competitivo, a Renault optou por soluções inteligentes: a bateria LFP (lítio-ferro-fosfato), menos dispendiosa e mais sustentável, oferece 27,5 kWh de capacidade útil e uma autonomia até 263 km (WLTP). É ideal para os 35 km diários que os utilizadores europeus fazem, em média, com o segundo carro.
A construção leve (1200 kg), o motor de 60 kW (82 cv), e a aerodinâmica eficiente garantem baixos consumos e manutenção simplificada. O carregamento é feito com um carregador CA de 6,6 kW de série (ou até 50 kW em CC no pack opcional), completando o ciclo urbano com flexibilidade.
Design com memória e modernidade
O Twingo E-Tech mantém viva a alma do original: carroçaria monovolume, faróis arredondados, grelha em sorriso e cores vibrantes (como o Verde Absoluto ou o Amarelo Manga). Mas traz proporções modernas (3,79 m de comprimento, 2,49 m entre eixos) e pormenores como as luzes full LED em forma de arco e jantes com nomes de jogos infantis — Domino, Mikado ou Reverso.
Por dentro, o painel cilíndrico colorido, os ecrãs horizontais (7” e 10”), e a assinatura sonora criada com Jean-Michel Jarre reforçam a experiência sensorial. Pequenos detalhes, como o slogan “A vous d’inventer la vie qui va avec” nos puxadores dos bancos, celebram o passado com humor e afeto.

Pequeno no tamanho, grande na versatilidade
Apesar do seu porte compacto, o Twingo E-Tech oferece soluções de modularidade inéditas no segmento: dois bancos traseiros independentes deslizantes de série, banco do passageiro rebatível, e mais de 1000 litros de capacidade de carga com todos os bancos rebatidos.
A bagageira pode ir até 360 litros, com fundo duplo e espaço para o cabo de carregamento. Há mais de 19 litros de arrumação em pequenos compartimentos e a nova plataforma AmpR Small permite um piso plano, com boa habitabilidade para quatro adultos.
Tecnologia sem compromissos
A versão Techno traz, pela primeira vez no segmento A, o sistema OpenR Link com Google integrado, compatível com Android Auto e Apple CarPlay (sem fios). A aplicação My Renault permite programar o carregamento, gerir trajetos e controlar o aquecimento remotamente. O avatar Reno atua como copiloto digital, oferecendo sugestões e respondendo a comandos de voz.
Disponíveis mais de 100 aplicações, de streaming musical a navegação, passando por jogos, com 2 GB/mês de dados incluídos durante 3 anos.

Conclusão: elétrico, urbano e com alma
Mais do que um exercício de estilo, o Renault Twingo E-Tech elétrico é um manifesto de como a mobilidade pode (e deve) ser divertida, funcional e acessível. Traz tecnologia de segmentos superiores, alma de ícone pop e argumentos reais para se tornar no melhor segundo carro ou no primeiro para muitos com consciência ambiental.
Artigo por Rui Reis
