A Porsche acaba de lançar uma edição exclusiva do 911 Turbo para assinalar o 50º aniversário do seu icónico desportivo. O O 911 Turbo 50 Years combina um interior e exterior que relembram modelos históricos, reforçados com elementos de estilo contemporâneos e uma elegância intemporal. O Pacote Heritage Design, disponível como opcional, aprimora ainda mais a estética desta edição de aniversário.
O Porsche 911 Turbo 50 Years, com base na última geração do 911 Turbo S (992), é limitado a 1974 unidades em honra do ano de lançamento do primeiro 911 Turbo. O grafismo em vinil nas laterais de série remete para a histórica pintura do Porsche 911 RSR Turbo apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt em 1973, um antecessor do 911 Turbo.
Para além disso, recebe a cor Turbo, um tom exclusivo dos modelos Porsche Turbo, que surge pela primeira vez num 911. Esta mesma cor é utilizada nas inserções da tampa traseira, na tampa do depósito de combustível e no escudo Porsche. Pode ainda ser encontrada como cor de contraste no logótipo do modelo Turbo 50. Outra referência histórica é a utilização do Cinzento Antracite na asa traseira, zona inferior do para-choques traseiro, base dos espelhos retrovisores exteriores e frisos das entradas de ar.
Interior (ainda) mais exclusivo
A bordo, o interior do 911 Turbo 50 Years é um símbolo da história do Turbo. Como homenagem aos primeiros 911 Turbo, o icónico tartan McKenzie surge nos centros dos bancos e nos painéis das portas. Os elementos em cor de contraste Turbonite diferenciam ainda mais esta versão dos 911 Turbo S base.
Os detalhes em Turbonite incluem os cintos de segurança, os comandos de controlo, os pespontos decorativos, os frisos com inserções decorativas em pele preta e o escudo Porsche no volante desportivo GT. AS proteções das soleiras das portas, com acabamento em alumínio escovado em Preto, estão equipadas com o logótipo Turbo 50 iluminado.
O logótipo surge também gravado nos encostos de cabeça dos bancos desportivos adaptativos plus. Na zona superior do porta-luvas encontra-se uma placa em alumínio alusiva ao aniversário com o logótipo Turbo 50 e o número da edição limitada. Os pilares A, as palas para o sol e o revestimento do tejadilho são em Race-Tex perfurado. O topo do tablier é adornado com um relógio analógico Porsche Design Subsecond com um design especial Turbo 50.
Pacote Heritage Design
O Pacote Heritage Design 50 Years Turbo, disponível como opcional, complementa a edição de aniversário com inúmeras características históricas de design e equipamento exclusivo que remetem para os modelos 911 Turbo da década de 1970. A cor base é o Verde Aventurina Metalizado. Como alternativa estão disponíveis as cores de série do 911 e as cores do programa Paint to Sample.
Um dos componentes desta opção é o gráfico decorativo em Branco (acetinado), composto por três elementos: o lollipop com um número entre o 0 e o 99, o logótipo desta edição e o logótipo da Porsche. Os clientes que preferirem um visual mais minimalista poderão optar por suprimir alguns dos elementos gráficos.
650 cv e 800 Nm
No capítulo técnico, o Porsche 911 Turbo 50 Years é baseado no 911 Turbo S apresentado em 2019. Assim, está equipado com o motor boxer seis cilindros de 3,7 litros com dois turbocompressores de geometria variável (VTG) que debita 478 kW (650 CV) e 800 Nm de binário. Ao possuir 1640 kg de peso, o desportivo possui uma relação peso-potência de 2,52 kg/cv.
O 911 Turbo 50 necessita de apenas 2,7 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h e atinge os 200 km/h em meros 8,9 segundos. A potência é transmitida às quatro rodas através da transmissão de dupla embraiagem de 8 velocidades (PDK) e da tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus). O sistema de escape desportivo com saídas de escape em Preto, a suspensão desportiva Porsche Active Suspension Management (PASM) rebaixada em 10 mm, o sistema de elevação do eixo dianteiro e os faróis em LED Matrix com Porsche Dynamic Light System Plus fazem parte do equipamento de série. Por fim, as pinças de travão do sistema PCCB, também este de série, têm um acabamento em Preto.
Artigo por Rui Reis