A Quinta dos Murças, propriedade do grupo Esporão lançou recentemente as novas colheitas de Assobio branco e Assobio rosé ambas de 2024 e Assobio tinto 2023.
Estes vinhos provenientes de uvas colhidas nas vinhas da propriedade situada no Douro, na sub-região do Baixo Corgo, na margem direita do rio Douro, entre a Régua e o Pinhão mostram uma frescura que vai bem com os dias aquentes de Verão.
A gama Assobio nasce de vinhas em quotas mais elevadas, a mais de 300 metros de altitude, com exposição a Norte, contrariamente à maioria das outras vinhas da propriedade que exposição a Sul, condições que permitem obter uvas com menos maturação e um perfil de vinhos do Douro mais frescos, elegantes, mantendo boa aptidão e gastronómica.
Notas de prova
Assobio Branco 2024 – Feito das castas Verdelho, Gouveio, Viosinho, Rabigato e Códega do Larinho, foi vinificado e estagiou em cubas de inox.
Tem um aroma expressivo e fresco com notas de citrinos e de frutos tropicais. Na boca é fresco com boa acidez e um final agradável. Com 12,5% de álcool.
Assobio Rosé 2024 – Feito de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, apresenta aromas de frutos vermelhos (como morango e framboesa), com um ligeiro toque floral. Em boca, é suave e equilibrado, com uma acidez agradável e um final fresco. Ideal como aperitivo ou acompanhando pratos de verão, como saladas e peixes grelhados. Com 12,5% de álcool.
Assobio Tinto 2023 – Tal como o rosé é feito de uvas das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Tem um aroma agradável e fresco a frutos vermelhos e na boca apresenta boa concentração, onde sobressai a sua frescura e elegância. Taninos bastante macios. Estagiou em barricas de carvalho francês usada durante 6 meses. Com 13% de álcool. Vai bem com carnes assadas no forno, grelhados ou pratos de tacho (caldeiradas, guisados) tradicionais da cozinha portuguesa.
O preço recomendado pelo produtor para os três vinhos é de 8 euros.
Sobre a Quinta das Murças – Está registada desde o ano de 1714, tem uma área total de 155 hectares, dos quais 48 são de vinhas, estendendo-se por 3,2 Km na margem do rio Douro, com exposição maioritariamente a Sul. Como curiosidade diga-se que em 1947 foi aqui plantada a primeira vinha vertical do Douro. Além das vinhas, há olival, laranjal, amendoal e mata mediterrânica.
Na Quinta do Murças são produzidos, para além dos vinhos Assobio DOC Douro, a gama Quinta dos Murças – Quinta dos Murças Minas, Quinta dos Murças Reserva, Quinta dos Murças Margem, Quinta dos Murças VV47, Quinta dos Murças Porto Tawny 10 anos, Quinta dos Murças Porto Vintage e o azeite virgem extra Quinta dos Murças.