Heritage é uma referência topo de gama da Ravasqueira. Um vinho apenas produzido em anos de excepcional qualidade e após estágio prolongado.
E foi isso que aconteceu em 2020, um ano soberbo, permitindo o lançamento não de um, mas de dois tintos Heritage – um blend de Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet e Petit Verdot e um monocasta de Alicante Bouschet. Dois vinhos que prestam justa homenagem à paixão de José Manuel de Mello pelo vinho e pela Ravasqueira, uma homenagem à sua memória, bem marcada pela presença de uma das belas peças do museu de atrelagem.
Os cerca de 45 hectares de vinha plantados nos vales e reentrâncias do montado alentejano que marca os 3000 hectares do Monte da Ravasqueira, junto a Arraiolos, beneficiam de um microclima muito especial que realça as virtudes de algumas castas que, consistentemente, resultam em vinhos de elevada qualidade, como é o caso da gama Heritage.
O ano de 2020 foi muito quente e seco, o que permitiu uma maior concentração e qualidade da uva.
David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone afirmou-nos: “Um vinho ter honras de Heritage é algo muito pensado e debatido, é uma decisão tomada com o peso do tempo. Ao longo dos últimos 15 anos, foram poucas as ocasiões em que essa decisão foi tomada. São vinhos com os quais prestamos a nossa homenagem ao tempo, ao terroir e aos sonhadores, homens e mulheres que cuidam desta terra e destas vinhas desde o primeiro dia. São vinhos complexos, multidimensionais, com grande capacidade de guarda e que prometem ser uma experiência singular hoje, amanhã e por muitos anos. Vinhos que contam a história de um passado e que deixarão a sua marca também no futuro”.
Regite-se que o Heritage Tinto teve apenas quatro edições anteriores a este novo lançamento (2007, 2012, 2014 e 2017, as três primeiras ainda com a chancela MR Premium). Quanto ao Heritage Alicante Bouschet 2020, é apenas a segunda edição, a anterior foi em 2014.
Nota de prova do Heritage Tinto
O Heritage Tinto 2020 junta os melhores cachos das castas Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca, Alicante Bouschet e Petit Verdot, vinificadas em lagares, depois de maceradas a frio ao longo de cinco dias, numa fermentação longa (média de 10/12 dias). A fermentação maloláctica e o estágio de 24 meses são, ambos, realizados em barricas novas de carvalho francês, passando depois para estágio em garrafa.
Cor encarnada escura, densa e opaca (é bom não esquecer que o Alicante Bouschet é uma casta tintureira, isto é, para além da película ser tinta também o sumo do bago o é).
O aroma é complexo e intenso com notas de trufas, cedro, leve iodo, azeitona preta, cacau e sugestões de fruta preta e vermelha e figos secos. Tem ainda notas especiadas de pimenta preta.
Na prova de boca tem taninos aveludados, finos e crescentes com concentração no meio de prova, frescura balsâmica e sugestões de carne, ameixas, amoras e mirtilos O final longo é forte e mineral.
O produtor aconselha a decantação do vinho.
49€ | Álc. 14% | Acid. Tot. 5,2 g/l | Açu. resid. 0,4 gr/l | 2000 garf.
Nota de prova do Heritage Tinto Alicante Bouschet
O trabalho de adega foi muito semelhante ao do Heritage Tinto, com a diferença de, neste caso, ser um monocasta e de ter 28 meses de estágio em barrica em vez dos 24 meses do seu “irmão”.
O Alicante Bouschet tem a virtude de gerar vinhos frescos e sempre com notas de erva verde ou pinhal que ajudam ao penvelhecimento.
Com uma cor carregada e típica no Alicante Bouschet este Heritage é um bom exemplo do que pode ser vinho desta casta do Alentejo. Poderoso e maduro na boca e no nariz.
Com taninos vincados mas sem afetar a prova e com a madeira que se quis bem presente, mas também bem casada, torna-se um vinho de guarda por excelência.
49€ | Álc. 15,3% | Acid. Tot. 5,9 g/l | Açu. resid. 0,7 gr/l | 4500 garf.