A Aston Martin revelou os detalhes finais do Valhalla, um hipercarro que combina a herança britânica com a tecnologia de ponta. Este modelo de produção limitada, com apenas 999 unidades, promete elevar o patamar de desempenho e exclusividade no exclusivo segmento dos desportivos exóticos e raros, com entregas previstas para o verão de 2025.
O Valhalla destaca-se ainda por ser o primeiro híbrido plug-in da Aston Martin, combinando um motor V8 biturbo de 4.0 litros com três motores elétricos para alcançar uma impressionante potência combinada de 1079 cv e 1100 Nm de binário. Este sistema híbrido não só oferece desempenho extraordinário – com os 0-100 km/h em 2,5 segundos e uma velocidade máxima de 350 km/h – como também permite uma condução 100% elétrica durante 14 km e até aos 140 km/h.
O motor V8, desenvolvido com base no bloco da Mercedes-AMG, é o mais potente já usado pela Aston Martin, apresentando tecnologias como cambota plana a 180 graus e cárter seco, essenciais para máxima eficiência em pista. A eletrificação, por sua vez, oferece benefícios como vectorização de binário e recuperação de energia através da travagem regenerativa.
Design Aerodinâmico Inspirado na Fórmula 1
Construído sobre uma monocoque de fibra de carbono, o Valhalla adota soluções aerodinâmicas avançadas que produzem mais de 600 kg de downforce a 240 km/h. O design inclui asas ativas na dianteira e na traseira, além de túneis venturi que otimizam o fluxo de ar sob o carro, garantindo a máxima aderência e estabilidade a altas velocidades.
A suspensão push-rod na frente e os amortecedores adaptativos Bilstein DTX, aliados aos travões carbocerâmicos, asseguram precisão e segurança em qualquer situação. Este sistema é gerido pelo IVC (Integrated Vehicle Dynamics Control), que harmoniza todos os componentes dinâmicos, incluindo os eixos dianteiro e traseiro, embora sem ligação física entre eles.
O habitáculo do Valhalla é inspirado na competição, com bancos em fibra de carbono de peça única e uma posição de condução focada no desempenho. O volante em fibra de carbono apresenta fundo plano, enquanto o painel de instrumentos digital e o ecrã central de infotainment exibem informações específicas para este modelo.
Com um preço base de 1 milhão de euros, o Valhalla enfrenta rivais como o Ferrari SF90 Stradale e o Lamborghini Revuelto.
Artigo por Rui Reis