
O Alfa Romeo Tonale inicia uma nova fase com uma atualização substancial que aprofunda o seu carácter desportivo e alinha o modelo com as mais recentes exigências tecnológicas e normativas. Lançado originalmente em 2022 como o primeiro SUV compacto da marca, o Tonale mantém a ambição de se distinguir no segmento pelo estilo, dinâmica de condução e identidade de marca, agora reforçada com uma gama mais clara, mais equipamento de série e motores atualizados.
A apresentação internacional teve lugar em Pisa, Itália, uma escolha simbólica que funde tradição artística com inovação tecnológica, e que reforça o posicionamento emocional, mas racional, que a Alfa Romeo pretende imprimir no modelo.

Design evoluído, com mais presença e detalhe
À primeira vista, o Tonale mantém a silhueta conhecida, mas passa a apresentar uma grelha côncava redesenhada, faróis “Trilobo” com nova assinatura luminosa e vias alargadas em 8 mm. As novas jantes Stile de 19” ou Fori de 20” não só reforçam a presença visual, como beneficiam o comportamento dinâmico. A inscrição “Tonale” em preto na traseira e os novos emblemas da marca, agora em preto e branco, conferem um toque mais contemporâneo.
A paleta de cores foi alargada para oito opções, com destaque para os novos Vermelho Brera, Verde Monza e Amarelo Ocra, todos com acabamento metálico. O teto preto contrastante permanece como opção para quem procura uma configuração ainda mais personalizada.
Habitáculo revisto com maior atenção à sofisticação
No interior, o Tonale recebe novos revestimentos em pele vermelha ou Alcantara bicolor preto e branco, painel de instrumentos com iluminação ambiente multicor e costuras contrastantes. O novo túnel central acolhe um seletor de velocidades redesenhado e um comando Alfa DNA mais ergonómico. As versões superiores acrescentam bancos dianteiros com ajuste elétrico, aquecimento, ventilação, volante aquecido e carregador de smartphone sem fios com ventilação ativa.
A edição de lançamento Sport Speciale acrescenta bancos em Alcantara preto e branco, iluminação ambiente com efeito gradiente e detalhes exclusivos nos para-choques e saias laterais.
A bordo, encontramos dois ecrãs digitais: um painel de instrumentos “Telescope” de 12,3” totalmente personalizável e um sistema de infoentretenimento de 10,25” com conectividade sem fios via Apple CarPlay e Android Auto, navegação integrada e atualizações OTA.

Mecânica e dinâmica: ADN Alfa preservado
A nova gama Tonale mantém o foco na dinâmica de condução, com um chassis equilibrado, direção direta (13,6:1), suspensão independente com afinação desportiva e sistema de travagem Brembo com brake-by-wire. A versão Plug-In Hybrid Q4 mantém-se como topo de gama, com tração integral eletrificada e 270 cv. A oferta mecânica para Portugal é composta por três propostas:
-
Tonale Ibrida (MHEV): motor 1.5 Turbo a gasolina com turbo de geometria variável (VGT), 175 cv e tração dianteira, com caixa automática de 7 velocidades de dupla embraiagem.
-
Tonale Diesel: motor 1.6 Multijet de 130 cv com caixa automática de 6 velocidades.
-
Tonale Q4 Ibrida Plug-In (PHEV): potência combinada de 270 cv, tração integral, caixa automática de 6 velocidades e autonomia elétrica superior a 60 km.
Todos os motores cumprem a norma Euro 6E-bis e o sistema híbrido recebeu um novo “Hybrid Control Processor” para melhorar a suavidade e resposta da transição entre os modos elétrico e térmico.

Versões e preços para Portugal
A gama nacional arranca com a versão Sprint Ibrida, que já inclui faróis Full LED, jantes de 18”, bancos em tecido com logótipo “Biscione”, painel digital, navegação integrada, climatização automática bi-zona, sensores de estacionamento, câmara traseira e um conjunto completo de ADAS. O preço começa nos 45.300 euros.
Segue-se a versão Ti, que aposta numa configuração mais elegante e confortável, com bancos em couro vermelho ou preto, patilhas em alumínio e volante aquecido.
No topo da gama está o Tonale Veloce, com jantes Stile de 19”, suspensão DSV de dupla válvula, faróis Matrix Full LED, pinças de travão Brembo vermelhas e tubos de escape duplos (nas versões PHEV). A dinâmica de condução foi claramente afinada para agradar ao condutor mais exigente.
A edição limitada Sport Speciale serve de cartão de visita da nova gama, combinando equipamentos da Veloce com detalhes estéticos exclusivos.
Artigo por Rui Reis


