Um vinho não se apressa. Que o diga Madalena Vidigal, a produtora, viticultora e especialista em enoturismo que plantou as primeiras sementes deste projecto em 2013, e só agora, quase 13 anos depois, pode partilhar os seus frutos. O Pedra da Mãe — vinho tinto regional alentejano feito em parceria com a Sociedade Agrícola de Perescuma — foi lançado a 22 de Setembro, num evento em Lisboa. É um vinho sem pressa.
“O Pedra da Mãe é um projeto de vinhos de família, mas não de herança. Somos de Lisboa e o Alentejo sempre teve um lugar especial no nosso coração, assim que a ideia de materializar esta paixão num vinho, surgiu de forma muito orgânica”, diz Madalena.
Licenciada em gestão hoteleira, na altura do lançamento do projecto tinha 27 anos e era responsável pelo catering num hotel em Cascais. aceitou o desafio dos pais e trocou os saltos altos e as folhas de excel pelas galochas e a luz do sol. “Inscrevi-me logo numa pós-graduação em Viticultura, na Universidade de Évora. Mas foi depois, no campo, com a equipa que trabalhava na quinta e os vizinhos da terra — o senhor João, o Roberto, a dona Delfina — que aprendi tudo o que hoje sei sobre a minha vinha. Ganhei um carinho e um respeito imenso pela terra. Não herdámos uma vinha, o projeto não vem de longas gerações, começou connosco. É nas nossas mãos que nasce e será por nós que a sua história será escrita, passo a passo, vindima a vindima”, conta.
A pedra, a oliveira e a mãe
Junto ao muro da quinta, à sombra das oliveiras, repousa um grande pedregulho de granito cinzento e amarelo, com um formato peculiar, a lembrar uma soca de madeira.
É nessa pedra — a Pedra da Mãe —, debaixo dessa oliveira, que a mãe de Madalena se senta, ao final do dia, a ver a vinha crescer e dar uvas todos os anos. Não há pressa. Nem a pedra, nem a oliveira vão sair daquele lugar tão cedo.
Plantada em Évora, a vinha ocupa 3 hectares com Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão, castas pouco avistadas em terras do Sul, que vêm trazer um perfil mais fresco, frutado, com mais acidez e potencial de envelhecimento.
As vindimas foram-se sucedendo e, com elas, algumas experiências. Uma barrica em 2015, outra em 2016, 2017 e 2019 (em 2018 e 2020, a falta de sanidade das uvas não permitiu vinificar). Vinhos surpreendentemente frutados e com corpo — mas surpreendentemente leves ao mesmo tempo.
Finalmente, veio 2021: o ano vitícola em que tudo foi favorável à produção de uvas com qualidade. Para Madalena, era agora ou nunca. O vinho produzido naquele ano iria para as prateleiras.
Foi nesse momento que surgiu a parceria com a Sociedade Agrícola da Perescuma, na Vendinha. O Pedra da Mãe 2021 é, assim, uma co-produção de Madalena Vidigal com os enólogos Joana Silva Lopes e Diogo Grilo.
O salto para o vinho biológico foi dado em 2021 quando começaram a converter a vinha em Modo de Produção Biológico. Se desde o primeiro dia respeitaram a biodiversidade da quinta — onde repousam antigas oliveiras, zambujeiros ou figueiras, e crescem cada vez mais medronhos, romãs, peras e marmelos junto ao poço —, só em 2025 completaram o processo de conversão. Os vinhos nascidos a partir deste ano terão uvas com certificação 100% biológicas.
Foram produzidas 2000 garrafas de 0,75 litros e o preço indicado pelo prodtor é de 24,95 euros.
Quem é Madalena Vidigal
Licenciada em Direção e Gestão Hoteleira e pós-graduada em Marketing Digital, em Viticultura e em Enoturismo. Este último curso foi decisivo para o seu percurso no mundo do vinho.
Apaixonada por viagens, vinhos e boas histórias, criou o Entre Vinhas, o primeiro site em Portugal inteiramente dedicado ao enoturismo. Em 2025, Entre Vinhas recebeu o Prémio AHRESP na categoria Turismo nos Media.
Na última década, Madalena tem percorrido o mundo em busca das melhores práticas de enoturismo: da Austrália a Napa Valley, passando pelo Chile, Bordéus, Grécia, Tokaji, Jerez, Rioja… e claro, Portugal de norte a sul.
É formadora independente e consultora em enoturismo, apoiando produtores e projectos turísticos a criar negócios rentáveis, sustentáveis e com personalidade, assim como a diferenciar as suas marcas.
Em 2021, lançou o podcast , 5 minutos de vinho, onde descomplica a linguagem do vinho, um episódio de cada vez. Já vai na sexta temporada, com mais de 115 episódios.