A final da Liga Conferência Europa da UEFA, que vai opor o Olympiakos e a Fiorentina, vai ter uma equipa de arbitragem e um VAR português.
A UEFA anunciou que o experiente árbitro português Artur Soares Dias foi selecionado para arbitrar a final da terceira competição de clubes do continente europeu, a Liga Conferência Europa (Europa Conference League), que vai ocorrer no próximo dia 29 de maio (quarta-feira) no Estádio Agia Sophia (Atenas, Grécia).
Artur Soares Dias, membro da Associação de Futebol do Porto (AFP), será acompanhado pelos árbitros assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto Tiago Martins vai estar encarregado do sistema de videoárbitro (VAR). Além disso, o árbitro de 44 anos de idade vai contar com o suporte dos suecos Glenn Nyberg como quarto árbitro e Mahbod Beigi como reserva dos árbitros assistentes. Já no VAR, o auxílio será dado pelos alemães Christian Dingert e Marco Fritz. A destacar ainda que estes quatro árbitros portugueses também vão marcar presença no UEFA Euro 2024, que vai decorrer entre os dias 14 de junho e 14 de julho, nas mesmas funções referidas em cima.
Com um histórico de prestígio, incluindo a participação no UEFA Euro 2020, Artur Soares Dias junta-se a uma lista restrita de árbitros portugueses que marcaram presença em finais de competições europeias de clubes – Pedro Proença na final da Liga dos Campeões (Champions League) de 2011/12, Vítor Pereira na final da Taça UEFA (atual Liga Europa) de 2001/02 e na final da Supertaça Europeia de 2001 e António Garrido na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus (atual Liga dos Campeões) de 1979/80.
A final da terceira edição da Liga Conferência será entre o Olympiacos e a Fiorentina, com os gregos, que apresentam uma forte presença portuguesa na sua equipa – Ruben Vezo, David Carmo, Chiquinho, André Horta, João Carvalho, Gelson Martins e Daniel Podence –, a deixarem para trás os ingleses do Aston Villa nas meias-finais e os italianos a eliminarem nesta mesma fase da respetiva competição os belgas do Club Brugge, alcançando assim pela segunda temporada consecutiva a final da terceira competição da UEFA – o ano passado perdeu no jogo decisivo frente aos ingleses do West Ham.
Árbitros das restantes finais de clubes da UEFA
A UEFA também revelou os árbitros para as outras provas do órgão máximo do futebol europeu. Na final da Liga dos Campeões, que vai opor os espanhóis do Real Madrid e os alemães do Borussia Dortmund no Estádio de Wembley (Londres, Inglaterra) a dia 1 de junho (sábado), o árbitro escolhido foi o esloveno Slavko Vincic.
No dia 22 de maio (quarta-feira), a final da Liga Europa (Europa League), que se realiza no Dublin Arena (Dublin, República da Irlanda) e que vai ser disputada pelos italianos da Atalanta e os alemães do Bayer Leverkusen, vai ser arbitrada pelo romeno Istvan Kovacs.
Já a final da Liga dos Campeões feminina (Women’s Champions League), que se realiza a 25 de maio (sábado) no Estádio San Mamés (Bilbau, Espanha) e que vai colocar frente a frente as espanholas do FC Barcelona e as francesas do Lyon, vai ter como árbitra a inglesa Rebecca Welch.
🏆 The referees for each of this season's European club finals have been announced! #UCLfinal: Slavko Vinčić 🇸🇮#UWCLfinal: Rebecca Welch 🏴#UELfinal: Istvan Kovacs 🇷🇴#UECLfinal: Artur Soares Dias 🇵🇹 pic.twitter.com/9SizFWQPYA
— UEFA (@UEFA) May 13, 2024