
Para travar a erosão e devolver biodiversidade às encostas afetadas pelos incêndios, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Sonae Arauco recorreram a drones para lançar sementes em 40 hectares de terreno.
Na sequência dos incêndios do último verão, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Sonae Arauco uniram esforços para recuperar 40 hectares de terrenos ardidos no concelho.
O projeto, que integra o programa Juntos a Semear, recorre à tecnologia de drones para distribuir sementes de espécies autóctones sobre áreas de difícil acesso, acelerando o processo natural de regeneração da floresta.
As sementes, oferecidas pela Sonae Arauco, serão lançadas por via aérea em terrenos definidos pelo município, que assegura o financiamento do serviço.
A operação é conduzida pela Terrafarmers, empresa especializada no uso de drones para sementeiras ecológicas, e visa evitar a erosão dos solos, preservar a fertilidade e restabelecer a biodiversidade da região.
As misturas de sementes escolhidas incluem leguminosas com elevada capacidade de fixação de azoto, favorecendo a regeneração natural e a autonomia de fertilidade dos solos.
Todas as espécies são pré-inoculadas para maximizar a eficácia deste processo e são nativas dos ecossistemas locais.
A sementeira teve início a 31 de outubro, nas freguesias de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira, e em Penalva do Alva e São Sebastião da Feira. Um gesto simples – o lançamento de sementes a partir de drones – que representa uma nova forma de plantar o futuro: mais verde, mais tecnológico e mais consciente.
