O QM Patrium, à semelhança da edição estreante volta a reunir quatro colheitas da casta que está no centro da missão da Quintas de Melgaço: a nobre Alvarinho. A produtora que congrega mais de 500 associados, viticultores-produtores, produz anualmente perto de 2 milhões de garrafas. O novo QM Patriam, na sua 2ª edição, resulta de um lote das colheitas de 2018, 2020, 2021e 2022.
Segundo Pedro Soares, administrador-delegado das Quintas de Melgaço, este monocasta Alvarinho procura homenagear o património rural em que se insere, na sub-região de Monção e Melgaço. Mais do que um vinho, o QM Patriam é uma expressão das tradições locais, do conhecimento que passa de geração em geração e do orgulho de uma região vitivinícola ímpar. Fruto do equilíbrio entre práticas empíricas ancestrais e a ciência enológica moderna, reflete a multiplicidade do terroir que lhe serve de origem. É igualmente mostra da versatilidade do Alvarinho, que aqui exibe frescura, fruta e complexidade.
O QM Patriam agora apresentado, revela notas de floral fresco, combinadas com um ligeiro toque de fruto seco que lhe confere maior complexidade. Na boca, mostra-se suave, volumoso e consistente, com uma acidez elegante que prolonga o final, deixando uma persistência marcante.
O processo de vinificação começou com uma prensagem suave de uva inteira, seguida de uma decantação entre 12 e 36 horas a temperatura controlada. A fermentação, com duração até 15 dias, decorreu com controlo de temperatura, parte em barricas de segundo e terceiro ano e outra parte em inox. O estágio realizou-se em cubas de inox com temperatura controlada e batonnâge regular das borras finas, complementado por estágio em barricas de segundo e terceiro ano.
Assinado pelo enólogo Jorge Sousa Pinto, o QM Patriam 2a Edição é um vinho versátil e gastronómico, apto a acompanhar pratos de bacalhau, peixe, bem como carnes brancas ou vermelhas. Deve ser servido entre 10 e 12º , para melhor revelar toda a sua frescura e elegância.
O PVP recomendado é de 55 euros.
No mesmo almoço na acolhedora Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, foram provados mais dois vinhos, o QM Loureiro-Alvarinho 2024.
É um vinho super-agradável em todos os sentido, aroma, sabor e preço, que se fica por pouco mais de 6,5 euros.
É um vinho com um belíssimo aroma floral e frutado, muito fresco na boca com uma acidez crocante e equilibrada. Tem notas salinas, sugestões de citrinos, Um excelente embaixador de um vinho da Região dos Vinhos Verdes. Com 11,5% de álcool.