O novo Porsche 911 Turbo S é um superdesportivo com alma híbrida que eleva o conceito de performance, conforto e sofisticação a um novo patamar. A marca de Estugarda apresenta agora o 911 de produção mais potente de sempre, equipado com um inovador sistema T-Hybrid biturbo que integra dois turbocompressores elétricos, um motor boxer de 3,6 litros e tecnologia derivada da competição.
O resultado? 711 cavalos de potência e 800 Nm de binário transmitidos com precisão cirúrgica às quatro rodas através da caixa PDK de oito velocidades. Este novo Turbo S acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,5 segundos, atinge os 200 km/h em 8,4 segundos e só pára nos 322 km/h.
No circuito de Nürburgring Nordschleife, o tempo foi reduzido em impressionantes 14 segundos, colocando-o numa liga própria, mesmo entre os superdesportivos mais radicais.
Mas este não é um 911 só para a pista. O Turbo S continua a ser o Porsche mais completo, conciliando prestações extremas com um conforto refinado e uma utilização perfeitamente viável no quotidiano. A aerodinâmica ativa foi profundamente revista com flaps de refrigeração verticais, um difusor dianteiro inteligente e a tradicional asa traseira extensível. Tudo trabalha em conjunto para maximizar a eficiência e o apoio em alta velocidade — ou para reduzir o consumo em modo “cruzeiro”.
Luxo sem ostentação. Exclusividade sem excessos.
No interior, a linguagem “Turbo” afirma-se com requinte e atenção ao detalhe. A nova tonalidade exclusiva Turbonite marca presença em vários pontos do habitáculo, incluindo os pespontos, cintos de segurança, botões e até o cronómetro do pacote Sport Chrono. A microfibra perfurada no tejadilho, os revestimentos em carbono Neodímio e os bancos desportivos de 18 vias com memória fazem parte de um ambiente onde tudo foi pensado para elevar a experiência de condução — e o prazer estético — a um nível raramente alcançado.
O sistema de escape desportivo em titânio oferece não só um som mais envolvente, mas também uma redução de peso, enquanto os travões cerâmicos PCCB foram otimizados com discos ainda maiores (até 420 mm à frente). A suspensão PASM e o controlo de chassis dinâmico (PDCC) garantem estabilidade sem comprometer o conforto.
Como complemento à experiência, a Porsche Design disponibiliza o novo Chronograph 911 Turbo S, um relógio personalizável, com caixa em titânio revestido a carboneto, mostrador em preto com detalhes em Turbonite e bracelete produzida com os mesmos materiais usados no interior do veículo. O movimento é certificado COSC, com função flyback e rotor inspirado nas jantes do 911.
Disponível agora. Mas só para alguns.
O novo Porsche 911 Turbo S já pode ser encomendado em Portugal a partir de 324.121€, enquanto a versão Cabrioletarranca nos 339.324€. As primeiras entregas estão previstas para o início de 2026. Naturalmente, o programa Porsche Exclusive Manufaktur está disponível para quem quiser ir mais longe, com mais de 100 cores exteriores, elementos em carbono, gravações personalizadas e configurações interiores à medida de cada condutor.
Com este novo 911 Turbo S, a Porsche mostra que o futuro da performance está tanto na potência como na inteligência. Uma afirmação técnica. Um objeto de desejo. E, acima de tudo, uma obra-prima de engenharia vestida com a elegância intemporal do 911.
Artigo por Rui Reis