Apanhando muitos de surpresa, a Ferrari acaba de apresentar o substituto do 812 Superfast. E logo em dois formatos de carroçaria: Coupé e Spider. Foi batizado 12 Cilindri, um nome apropriado tendo em conta que vem equipado com um 6.5 V12 atmosférico, sem qualquer tipo de eletrificação, capaz de “gritar” a plenos pulmões até às 9500 rpm.
Montado em posição frontal, mas muito atrás do eixo dianteiro, o V12 dispõe de bielas em titânio mais leves e pistões forjados. A potência é de 830 cv e o 12 Cilindri é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,9 segundos e de superar os 350 km/h. A versão Spider, ligeiramente mais pesada (1620 kg), acelera dos 0-100 km/h em 2,95 segundos.
Esteticamente, o 12 Cilindri não esconde a inspiração no 365 GTB/4, com a faixa escura dianteira a evoca a frente em cunha do “Daytona”. Muitas soluções de design são, na verdade, dispositivos aerodinâmicos activos, que se elevam dez graus entre os 60 km/h e os 300 km/h para criar 50 kg de força descendente atrás. As jantes são forjadas a partir de uma única peça de alumínio e medem 21 polegadas de diâmetro. Os travões e o hardware da suspensão foram transferidos em grande parte do 812 Superfast, mas todo o seu software foi completamente remapeado e a travagem está a cargo de um sistema brake-by-wire.
A transmissão está a cargo de uma caixa DCT de 8 velocidades que garante tempos de mudança de velocidade melhorados em 30 % face ao SF 90 da qual deriva.
O chassis é feito integralmente em alumínio e é 15 % mais rígido do que o 812. A distância entre eixos é 20 mm mais curta, mas o carro é 7,6 cm mais comprido.
O peso aumentou ligeiramente em relação ao 812, devido às rodas maiores, ao capot e à aerodinâmica ativa, mas, ainda assim, o peso declarado a seco é de 1.560 kg.
Interior digno de um Super-GT
No habitáculo, o passageiro tem o seu próprio painel de instrumentos com um ecrã secundário mais pequeno. Aliás, a bordo existem três modernos ecrãs de informação e um volante em carbono que incorpora vários comandos. O design do habitáculo também não esconde a inspiração nos mais modernos automóveis de marca, a começar logo pelo Super-SUV Purosangue.
Segundo a Ferrari, as primeiras entregas estão previstas para o final de 2024, no caso das encomendas já feitas e para 2025 no caso de novas encomendas.
Com produção prevista até 2029, o 12 Cilindri deverá ser o último V12 atmosférico (não electrificado) a ser lançado pela casa do Cavallino Rampante, tornando-se, desde logo, um clássico instantâneo. Aliás, na realidade, qualquer Ferrari é um clássico assim que sai das linhas de montagem, mas este promete ser ainda mais especial. Pelo menos até a marca resolver lançar uma versão ainda mais exclusiva e desportiva do 12 Cilindri. A ver vamos!
Artigo por Rui Reis