A derrota do Benfica em Vila Nova de Famalicão (2-0) antecipou a festa do 20º campeonato do Sporting, quando ainda faltam jogar duas jornadas.
O Sporting Clube de Portugal escreveu mais um capítulo glorioso na sua história ao sagrar-se campeão nacional de futebol pela 20ª vez. A consagração aconteceu este domingo (5 de maio), três anos depois do último título, que aconteceu na época 2020/21 – ambas as conquistas foram sob a liderança do treinador Rúben Amorim.
A 32ª jornada do campeonato acabou por dar o ponto final para o Sporting se tornar o novo campeão nacional de futebol graças à derrota do Benfica frente ao Famalicão, por 2-0. Os golos de Puma Rodriguez e Zaydou, respetivamente aos 71 e 85 minutos, no jogo com os encarnados, selaram a vitória dos famalicenses e abriram as portas rumo ao Marquês de Pombal para os leões de Alvalade.
O mundo sabe que SOMOS CAMPEÕES 💚 pic.twitter.com/ffKEHyaOLh
— Sporting CP 🏆 (@SportingCP) May 6, 2024
Este triunfo não só coroa a excelência desportiva do Sporting nesta temporada, como também realça a sua resiliência ao longo da história, que está marcada por dois grandes intervalos sem ganhar o campeonato nacional de futebol. Entre os anos de 1982 e 2000, o clube leonino atravessou um período de 18 anos sem ser campeão, período esse que foi seguido por uma espera ainda mais longa após o campeonato de 2002, só retomando novamente o topo em 2021, após 19 anos de espera.
O 20º título consolida ainda mais a posição do Sporting na elite do futebol português e reforça o seu terceiro lugar na lista de vencedores da Liga Portugal. No entanto, os leões ainda permanecem distantes do FC Porto, o segundo mais vitorioso com 30 títulos, e do Benfica, que tem um total de 38 campeonatos nacionais.
A conquista alcançada e celebrada este domingo é um testemunho não só da excelência desportiva do Sporting nesta época – a qual ainda pode juntar a Taça de Portugal ao seu museu, visto que vai jogar a final no Jamor frente ao FC Porto no próximo dia 26 de maio –, mas também do talento individual dos seus jogadores. Nomes como Viktor Gyökeres – a contratação mais cara da história dos leões e o melhor marcador do campeonato com 27 golos –, Francisco Trincão, Pedro Gonçalves (Pote), Gonçalo Inácio, Hjulmand, Geny Catamo e o capitão Sebastián Coates brilharam ao longo de toda a temporada e contribuíram com performances bem acima da média, que culminaram neste título histórico para o conjunto de Alvalade.
OS NOSSOS CAMPEÕES!!! 🙌💚 pic.twitter.com/RLs0A20PQR
— Sporting CP 🏆 (@SportingCP) May 6, 2024
Sob o comando técnico de Rúben Amorim, o Sporting não alcança apenas o topo do futebol nacional, mas também escreve um novo capítulo de sucesso na sua rica história desportiva. Numa temporada marcada pelo esforço, dedicação, devoção e glória (os quatro lemas mais ouvidos nos corredores do emblema verde e branco), os leões provaram mais uma vez porque são considerados uma das grandes forças desportivas de Portugal.