A sul-coreana KG Mobility (KGM), antiga SsangYong, inicia agora, pelas mãos da Astara, a sua presença no mercado nacional, disponibilizando uma gama alargada que cobre os sub-segmentos SUV mais populares e da qual faz parte uma estreia absoluta: o novo Torres EVX, um modelo 100% elétrico.
Tivoli (B-SUV), Korando (C-SUV), Torres (C/D SUV), Rexton (D-SUV) e Musso (pick-up) são os modelos que entram em comercialização já a partir de agosto, através de uma rede de 10 concessionários distribuídos pelo continente e ilhas e com suporte técnico prestado por igual número de pontos de assistência.
Torres
o Torres EVX. Com um comprimento de cerca de 4,700 metros, largura de 1,890 metros, o novo modelo posiciona-se entre os segmentos C e D-SUV.
O Torres EVX recorre a uma bateria de 73,4 kWh, que oferece uma autonomia de 505 km em ciclo urbano ou 460 km em ciclo combinado (norma WLTP) através de um motor com uma potência de 152 kW (207 cv) e um binário de 339 Nm. Recorrendo a um carregador DC de 120kW, é possível restabelecer 80% da bateria em 37 minutos. 7h45 é o tempo necessário para carregar a totalidade da bateria recorrendo a um carregador AC interno de 11kW.
Os preços do Torres EVX começam nos €45 900 do nível K3, sendo o preço de transação para empresas a rondar os 32.000€+IVA o factor de destaque.
A versão a gasolina coloca sob o capot um motor 1,5 l turbo com 163 cv e 280 Nm de binário, acoplado a uma caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. Disponível num único nível de equipamento, K4, cujo preço se inicia em €37 500, partilha a maior parte dos elementos que compõem a extensa lista de série da versão EVX. A versão automática acresce 2.500€ a este valor.
Musso
A gama Pick-up Musso, apenas com carroçaria de cabine dupla, articula-se em versões orientadas para o lazer e para atividades mais profissionais. A propulsão é assegurada por uma unidade turbodiesel de 2,2 l com 202 cv de potência, que prima pelo seu baixo ruído e suavidade e que posiciona claramente a Musso entre as propostas mais potentes do seu segmento. O binário é de 400 Nm quando associado a uma caixa manual de 6 velocidades, subindo para 440 Nm quando acoplado à caixa automática com igual número de relações.
Comum a todas as versões é ainda o sistema Part-time 4WD que conta ainda com um diferencial autoblocante para ultrapassar situações de terreno mais exigentes.
A Musso orientada para o lazer destaca-se por apresentar uma solução inédita no segmento, uma caixa de carga curta de apenas 1,3 metros de comprimento, o que lhe confere um aspeto vincadamente desportivo. A suspensão traseira é independente, um exclusivo nesta classe de veículos que garante maior conforto e manobrabilidade. Já as versões de trabalho oferecem a caixa de carga com a maior volumetria do seu segmento, suportando até 1 085 kg de carga útil, recorrendo para tal à mais tradicional configuração com molas de lâminas para a suspensão traseira.
Um posicionamento comercial de destaque para a Musso foi também um dos pontos desenvolvidos pela Astara, apresentando este modelo dos valores mais competitivos entre toda a concorrência direta: com caixa manual e lotação de 3 lugares, os preços das versões K3 e K5 partem respetivamente dos €32 150 e €35 365, acrescidos de IVA.
Tivoli
O Tivoli trata-se de um SUV compacto de semento B, com 4,225 metros de comprimento. Disponível com uma única motorização, o robusto 1,5 l turbo a gasolina apresenta dois níveis de potência: 135 cv, com caixa manual de seis velocidades, e 163 cv com uma caixa automática, também de seis velocidades. O Tivoli está disponível num único nível equipamento – K3 – que inclui de série uma extensa lista de elementos de conforto e segurança. Com um preço que se inicia nos €25 950, o Tivoli é o modelo que apresenta melhor relação preço/potência do seu segmento, quando comparado com os concorrentes diretos com motores a gasolina.
Korando
Competindo no segmento C-SUV, com 4,450 metros, o Korando, disponível no nível de equipamento K3, conta com os serviços do motor 1,5 l turbo a gasolina, também com dois níveis de potência: 149 cv quando associado a uma transmissão manual de seis velocidades, e 163 cv quando acoplado a uma caixa automática com o mesmo número de relações. Os preços começam nos €30 450, para a versão de caixa de velocidades manual, subindo para os €32 350 na variante automática.
Rexton
O Rexton ocupa a posição de topo da gama da marca, destacando-se pela configuração de SUV de segmento D com sete lugares e dimensões generosas comprovadas pelos 4,850 metros de comprimento, com um preço que se inicia em €58 900. Em Portugal estará disponível exclusivamente com um motor turbodiesel de 2,2 l com 202 cv de potência e 441 Nm de binário, associado a uma caixa automática de oito velocidades, o que o posiciona entre as propostas Diesel mais potentes do seu segmento.
O nível de equipamento único, K5, destaca os Sistemas multimédia e Painel de instrumentos digital, ambos de 12,3 polegadas, Ar condicionado automático bi-zona com controlo traseiro, Bancos em pele, Barras de tejadilho, Jantes de 20 polegadas, Iluminação Full-LED, Portão de bagageira e Teto de abrir elétricos, airbags laterais traseiros e de joelhos para o condutor, entre outros, englobados numa extensa lista de equipamentos de conforto e segurança.
O KGM Rexton beneficia de pagamentos de Classe 1 nas portagens quando equipado com dispositivo Via Verde.
Artigo por Rui Reis