A nova aposta da BYD já está disponível em Portugal e promete redefinir os padrões dos híbridos plug-in familiares. Chama-se SEAL 6 DM-i, e chega em duas variantes de carroçaria Sedan e, pela primeira vez para a marca na Europa, uma prática Touring (carrinha).
Disponível a partir de 32.990€ + IVA para empresas e ENIs (campanha limitada), ou a partir de 43.990€ para particulares, o SEAL 6 DM-i promete rivalizar com propostas híbridas ou mild-hybrid do segmento D, apostando numa combinação rara de autonomia, espaço, design e tecnologia.
As primeiras unidades chegam já nas próximas semanas e trazem seis anos de garantia geral e oito anos para a bateria.
Autonomia combinada de até 1455 km
Dotado da tecnologia Super Híbrida Plug-in com sistema Dual Mode (DM-i), o SEAL 6 combina condução elétrica com a flexibilidade de um motor a gasolina de alta eficiência.
O resultado é uma autonomia puramente elétrica de até 105 km (WLTP) e uma impressionante autonomia combinada de até 1455 km com bateria e depósito cheios.
A versão carrinha oferece ainda mais versatilidade com até 1535 litros de capacidade de carga, sem comprometer o design dinâmico, a eficiência ou o conforto. O sedan, por seu lado, mantém proporções elegantes e espaço generoso, ideal para longas viagens em família ou utilização empresarial.
Sob o capot, encontramos um sistema híbrido avançado que combina a Blade Battery de 19 kWh, motores elétricos de elevado binário e um motor a gasolina de 1,5 litros com eficiência térmica de 43%, tudo desenvolvido pela própria BYD. A aceleração dos 0 aos 100 km/h faz-se em 8,5 segundos, com uma velocidade máxima de 180 km/h.
A bordo, o SEAL 6 DM-i aposta num interior refinado, com dois ecrãs de grandes dimensões (até 15,6”), bancos aquecidos e ventilados, tetos panorâmicos e um impressionante leque de tecnologia embarcada, incluindo Vehicle-to-Load (V2L) para alimentar dispositivos externos, ideal para escapadelas fora da cidade.
Em matéria de segurança, o pacote é completo: sete airbags, assistência à manutenção na faixa, cruise control adaptativo, deteção de ângulo morto, entre outros sistemas de apoio à condução.
Artigo por Rui Reis