A capital da Índia, Nova Deli, encerrou esta segunda-feira, dia 18 de novembro, escolas, estaleiros de construção e proíbe a entrada de camiões não essenciais. O conhecido ‘smog’ tem sido responsável por 11,5% das mortes em Nova Deli.
Com o aumento da poluição atmosférica a atingir o pior nível deste Inverno, Nova Deli encerrou as escolas e nenhum camião poderá entrar na cidade, exceto aqueles que transportam artigos essenciais.
Aulas para todos os anos, à exceção do 10.º e 12.º ano, vão ser dadas online. Para além dessa medida, foram implementadas outras como, proibição de qualquer camião entrar na cidade, exceto os que transportam artigos essenciais e proibir a entrada de veículos mais antigos a gasóleo na capital.
Um fumo espesso e tóxico envolveu a cidade da Índia e a qualidade do ar torna-se cada vez mais tóxica. As autoridades de Nova Deli pediram para que as crianças, os idosos e outras pessoas com doenças crónicas ou com problemas respiratórios evitem sair de casa.
Segundo a principal agência ambiental da Índia, a poluição atmosférica atingiu a categoria grave. O fumo reduziu a visibilidade para 150 metros ao pé do Aeroporto Internacional Indira Gandhi, o que consequentemente fez cancela voos e atrasos nas estações ferroviárias.
Os níveis de poluição foram 50 vezes mais superiores ao limite de segurança recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta poluição tem sido responsável por milhares de mortes prematuras todos os anos, de acordo com diversos estudos científicos.