IKEA preowned é o primeiro market place da marca para venda e compra de produtos IKEA em segunda mão. O objetivo é poupar e prolongar a vida útil dos produtos.
Comprar móveis em segunda mão deixou de ser uma solução de recurso para passar a ser uma escolha ambientalmente consciente e cada vez mais popular. De acordo com dados do Second Hand Furnishing Market Size Study” da Statista, cerca de 10% do mercado de mobiliário para a casa já é transacionado em segunda mão e mais de metade dos consumidores (52%) afirmam comprar este tipo de artigos com frequência – não apenas para poupar, mas também para prolongar a vida útil dos produtos.
É neste contexto de mudança de mentalidades e hábitos de consumo que a IKEA lança em Portugal o IKEA preowned, a sua primeira plataforma de venda e compra de produtos em segunda mão, um marketplace circular que aproxima a marca daquilo que já é uma tendência global – e uma necessidade ambiental.
“Os números em Portugal são claros, mais de 10% do mobiliário vendido e comprado em segunda mão em Portugal já é IKEA”, afirma Maria João Franco, Digital Portfolio & Deployment Leader da IKEA Portugal, e uma das responsáveis pela implementação da plataforma no país. “Com a IKEA preowned, estamos a proporcionar aos nossos clientes uma plataforma ágil, intuitiva e segura, que permite não só aceder aos nossos produtos a um preço ainda mais acessível, como prolongar o seu ciclo de vida.”
Depois de projetos-piloto na Noruega e Espanha, Portugal torna-se assim um dos primeiros países a receber esta plataforma, disponível gratuitamente para membros IKEA Family. A experiência promete ser simples e intuitiva, com recomendações automáticas de preços, fotografias, descrições detalhadas, medidas exatas, guias de montagem e instruções de manutenção. E há ainda um incentivo extra: quem escolher receber o valor da venda em cartão reembolso IKEA, recebe 15% adicionais sobre o valor final.
Antes do lançamento oficial, a IKEA testou a plataforma junto dos seus próprios colaboradores. “Desafiámo-los a colocarem os seus próprios produtos para venda na plataforma, de forma a testarmos todas as funcionalidades e todos os processos”, conta Maria João Franco. “O feedback foi muito positivo, e estamos muito entusiasmados para perceber nas próximas semanas como vai responder o resto do país.”
A nível global, a aposta da IKEA nesta nova solução de economia circular tem um propósito bem definido: tornar a habitação acessível mais compatível com os princípios de durabilidade, reutilização e sustentabilidade.
“O crescente interesse por mobiliário em segunda mão e a crescente procura por soluções de habitação acessíveis refletem uma mudança significativa na forma como as pessoas mobilam as suas casas”, comenta Mercedes Gutierrez, New Business & Innovation Area Manager da IKEA global.
Num mundo cada vez mais consciente do impacto ambiental das suas escolhas, comprar em segunda mão — especialmente em plataformas que garantem a segurança, a confiança e a qualidade da transação — deixa de ser uma exceção para se tornar um novo padrão de consumo responsável. A IKEA preowned pode ser um passo importante nessa direção, integrando a lógica circular no dia a dia de quem, além de mobilar a casa, quer também cuidar do planeta.