Os portugueses encontram-se cada vez mais preocupados com a perda de rendimentos, a maioria destaca o medo de que acontecimentos inesperados possam não lhes permitir manter o estilo de vida.
Um estudo da BNP Paribas Cardif, “Protect & Project Oneself”, pode-se constatar que existem cinco temas que estão a preocupar s portugueses: o poder de compra (93%), conflitos internacionais (91%), alterações climáticas (85%), o aumento das taxas de juro (79%) e o desemprego (76%).
A maioria dos portugueses admite que acontecimentos inesperados não permitiria manter o nível de vida atual ou o da família, também manifestam mais preocupações relativamente ao crédito, comparando com o resto da Europa.
As preocupações que os portugueses mais têm sobre o crédito não foram suficientes para aumentar os seus conhecimentos sobre os produtos de seguro de crédito, uma vez que, este diminuiu de forma significativa desde 2019, em 21 pontos percentuais.
Assim, as suas inquietações são mais referentes à subida das taxas de juro, aos riscos de reembolso dos empréstimos hipotecários ou créditos existentes e as dificuldades de reembolso do crédito existente.