
Mais do que um vinho que dá um imenso prazer a beber, este Antónia Adelaide Ferreira Douro Doc Tinto 2021 nasceu com o propósito de homenagear, eternizar a memória e o legado de uma mulher que mudou para sempre o Douro e o vinho português. A colheita de 2021 acaba de chegar ao mercado com pouco mais de 5.000 garrafas produzidas.
Lançado anualmente por ocasião do seu aniversário, o Antónia Adelaide Ferreira tem origem em dois terroirs que Dona Antónia tanto valorizava — o Cima Corgo e o Douro Superior.
A colheita de 2021 exibe um perfil profundo, elegante e firme, à semelhança da mulher que lhe dá nome.
“Este é um vinho intenso, encorpado, volumoso e com grande complexidade, resultante de uma criteriosa seleção de lotes provenientes das nossas melhores quintas no Douro. Para a colheita de 2021, separámos lotes da Quinta da Leda, Quinta do Seixo, Quinta do Caêdo, Quinta do Sairrão e Quinta do Porto. Estes vinhos estagiaram em barricas de carvalho francês durante 6 meses antes de se juntarem para o lote final em toneis de carvalho de 2.000 litros por mais 24 meses para podermos engarrafar o melhor do Douro, prestando o devido tributo, mais uma vez, a Dona Antónia que tanto fez por esta região”, explica Luís de Sottomayor, enólogo responsável pelo projeto.
O resultado é um vinho de cor rubi intensa, com aroma complexo onde sobressaem notas de fruta vermelha, fruta preta, especiarias como a pimenta e a noz-moscada, pedregoso, com madeira subtil, elegante e perfeitamente integrada. Na boca, revela um bom volume, acidez vibrante, taninos firmes e um final longo e harmonioso.
Internacionalmente a sua qualidade já foi reconhecida tendo recebido a classificação de 95 pontos por James Suckling.
A Sogrape tem lançado este vinho desde 2011, ano do bicentenário do nascimento de Dona Antónia.
Antónia Adelaide Ferreira DOC Douro Tinto 2021 já se encontra disponível no mercado, com PVP recomendado de 100,00€.
