O BP Ultimate Rally Raid Portugal trouxe de volta a magia do “Dakar” às estradas do Alentejo, Ribatejo e até à vizinha Estremadura espanhola. Mas foi em Lisboa, junto ao Padrão dos Descobrimentos, que se escreveu a página mais bonita da história: o jovem Bernardo Oliveira, de apenas 20 anos, tornou-se Campeão do Mundo de Navegadores Rally-Raid na categoria SSV, um feito inédito no desporto motorizado português.
Natural de Fafe, Bernardo divide a vida entre o volante e os livros. Está a tirar um mestrado em Economia em Boston, mas sempre que pode voa para se sentar ao lado de Alexandre Pinto, seu companheiro nas aventuras do Mundial. O resultado? Um título mundial logo na primeira época.
“Honestamente, ainda não caí na realidade. Ser campeão em Portugal é um sonho. Agora queremos fechar também o título de pilotos em Marrocos”, confessou o navegador luso, com um brilho nos olhos de quem sabe que está a viver algo único.
Emoções fortes nos automóveis
Nos carros, a competição foi digna de cinema: mais de 1.100 quilómetros cronometrados, cinco dias de luta intensa e… apenas 53 segundos a separar os dois primeiros. O brasileiro Lucas Moraes levou a melhor sobre o sul-africano Henk Lategan, ambos em Toyota Hilux T1+ EVO, e festejou a sua primeira vitória mundial. “Enquanto tiver hipótese de ser campeão, não vou tirar o pé”, garantiu.
E se o triunfo foi brasileiro, o orgulho foi também português: João Ferreira voou na última etapa e provou que tem andamento para discutir vitórias com os melhores do mundo. Já Gonçalo Guerreiro e João Dias mostraram que a nova geração lusa está pronta para deixar a sua marca, com vitórias nas categorias Challenger e SSV.
campeão e Lisboa em festa
Nas motos, o australiano Daniel Sanders (KTM) confirmou o favoritismo: venceu a prova e conquistou o título mundial. “Foi uma grande prova, diverti-me bastante e o final em Lisboa foi espetacular”, disse, emocionado, entre bandeiras e aplausos.
No meio da festa, ficou claro que Portugal voltou a conquistar o coração do “Dakar” e dos seus heróis. Tanto assim que já há data para o reencontro: 17 a 22 de março de 2026, com o regresso confirmado do “Dakar europeu” ao nosso país.
Classificação final Autos
1º Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Hilux T1+ Evo), com 12h13m05s
2º Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota Hilux T1+ Evo), a 53s
3º Sebastien Loeb/Edouard Boulanger (Dacia Sandrider), a 10m05s
4º Christian Baumgart/Luís Felipe Eckel (Toyota Hilux T1+ Evo), a 17m43s
5º Nasser Al Attiyah/Fabian Lurquin (Dacia Sandrider), a 24m13s
6º Gonçalo Guerreiro/Bruno Jacomy (Tauris Evo Max), a 23m53s (1º Challenger e 1º português)
11º João Dias/Rui Pita (Polaris RZR), a 43m33s (1º SSV)
Classificação final Motos
1º Daniel Sanders (KTM 450 Rally), com 12h39m39s
2º Tosha Schareina (Honda CRF 450 Rally), a 3m40s
3º Luciano Benavides (KTM 450 Rally), a 12m41s
4º Ricky Brabec (Honda CRF 450 Rally), a 14m34s
5º Edgar Canet (KTM 450 Rally), a 21m57s (1º Rally2)
8º Bruno Santos (Husqvarna FR450 Rally), a 27m18s (1º português)
15º Thomas Zoldos (Beta 430), a 1h16m33s (1º Rally3)
25º Gaëtan Martinez (CF Force 1000), a 3hm05,41s (1º Quad)
Campeonato de Pilotos Autos
1º Nasser Al Athiyah, 140 pontos
2º Henk Lategan, 131
3º Lucas Moraes, 130
4º Seth Quintero, 84
5º Yazeed Al Rajhi, 77
Campeonato de Construtores Autos
1º Toyota Gazoo Racing W2RC, 397 pontos
2º Dacia Sandrider, 287
3º Ford M-Sport, 217
Artigo por Rui Reis