
Há coisas que não se explicam, mas que se sentem. E a Alma Portuguesa é uma delas. Vive nas contradições que nos unem, no humor que atravessa gerações, no orgulho que carregamos no sotaque, nas lágrimas que caem ao som de uma guitarra portuguesa ou num brinde espontâneo entre amigos que se reencontram. A Cerveja Sagres sabe disso e por isso dedicou o mês de junho a celebrar essa essência tão nossa.
Tudo começou com uma conversa. No Sagres Campo Pequeno, juntaram-se vozes conhecidas para falar, olhos nos olhos, sobre o que é isto de ser português. Ana Markl, Miguel Esteves Cardoso, Luísa Sobral e Rui Maria Pêgo partilharam histórias, emoções, silêncios e gargalhadas. Numa divertida, mas sentida, troca de ideias, percebeu-se que não há uma definição universal. Mas há pontos de encontro: a intensidade com que sentimos, a generosidade de espírito, a ternura que muitas vezes disfarçamos com ironia.
Foi nesse espírito que nasceu o manifesto da marca: Somos o que nos vai na alma. Uma declaração simples, mas carregada de tudo o que nos liga, e que agora se estende dos sofás da conversa aos bairros mais vibrantes da cidade.
Junho é dos Santos e também da Sagres
Este ano, a Sagres não se ficou apenas pela conversa. Arregaçou as mangas, vestiu um traje colorido e mergulhou nos Santos Populares com o mote: “Alma Portuguesa, com certeza!”. Uma campanha 360º — dos media nos elétricos e estações de metro às redes sociais, dos brindes no Clube Sagres® às festas na rua — que celebra o que temos de mais genuíno: o gosto pelo convívio.
Com presença garantida em nove arraiais e mais de 240 pontos de venda em Lisboa e arredores, a marca promete brindar à tradição como só os portugueses sabem. Do Campo Pequeno a Alfama, da Praça da Alegria à Estrela, da Vila Berta ao Cais do Sodré, não vai faltar cerveja nem espírito de festa.

E sim, haverá merchandising, perucas festivas e decoração de bairros, porque a alma portuguesa também se pinta de cor, exagero e alegria. Porque a tradição, como a amizade e a cerveja, é melhor quando partilhada.
“Ser portuguesa é sentir. E brindar também.”
Para Catarina Ferraz, responsável de marketing da Cerveja Sagres, “é um orgulho enorme fazer parte de uma marca com tanta história. A Sagres nasceu portuguesa e, muitas vezes, mesmo quando estamos em baixo, se nos convidarem para uma imperial… até parece que ganhamos um novo ânimo.”
Sobre a campanha, Catarina sublinha que esta não surgiu por acaso, mas sim de uma observação atenta da relação emocional dos portugueses com a marca:
“Quase todos os anos, quando pensamos em novas ativações, voltamos sempre à mesma pergunta: o que é que nos vai na alma? E percebemos que não há uma única resposta. Toda a gente sente de forma diferente. O ser português não se define, vive-se.”
Para ela, este movimento é apenas o início:
“‘Esta ideia da Alma portuguesa” nasceu como campanha, sim, mas daqui para a frente é muito mais. É um estado de espírito. É uma forma de estar. É celebrar, sempre, esta onda portuguesa.”
E é isso mesmo que a Sagres quer continuar a fazer: ser o reflexo de um país inteiro, nos pequenos e nos grandes momentos, com simplicidade e autenticidade.
Porque quando tudo o resto falha, há sempre espaço para um brinde. E poucas coisas dizem “somos nós” com tanta clareza como uma cervejinha bem tirada ou uma Mini numa noite de Santos.
Artigo por Rui Reis
