Já chegou ao mercado o Rosé da colheita de 2023 da Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo.
Avise-se desde já os que não gostam de vinho rosé tipo Provence, isto é com tão pouca cor que, às vezes, pela simples observação visual se pode confundir com um branco, que este Rosé 2023 Nossa Senhora do Carmo é mesmo assim: clarinho, clarinho. Clarinho à vista, bem marcado na boca!
Este espumante destaca-se pela sua excelente estrutura, numa versão ligeiramente mais aromática da Tinta Roriz, da Touriga Franca e da delicada Tinta Francisca. A prensagem segue o modelo usado na região francesa de Provence, com a uva inteira, a reconhecida técnica de blanc des noirs. Estruturado por uma fermentação a baixa temperatura (11-12ºC) em cubas de inox durante quase 3 semanas (50%), uma parte do lote deste vinho (25%) é fermentado em barrica usada de carvalho francês, o que lhe confere uma maior complexidade, outra parte do lote (25%) é fermentado em cubas de cimento dando-lhe notas frescas e textura vibrante, os restantes 25% são fermentados em inox. É um rosé que nos deixa boa memória pelos seus aromas primários, a sua textura mineral num final longo e tenso.
Este vinho faz boa companhia a carnes brancas grelhadas, ou então, carnes vermelhas bem temperadas e com pouca gprdura.
O engarrafamento processou-se em Dezembro de 2013.
A Quinta Nova da Nossa Senhora do Carmo pertence à família Amorim e a enologia está a cargo de Jorge Alves e António Bastos, sendo a viticultura da responsabilidade de Ana Mota.
14,99€ | Álc. 13,5% | Acid. Tot.? g/l | pH?| 50 000 garf.