A Volvo acaba de colocar à venda em Portugal a nova geração do seu SUV de topo com 7 lugares. O novo Volvo XC90 já está disponível para encomenda e os preços começam nos 96.817€, IVA incluído. A produção deverá começar no final de 2024. Em Portugal estará disponível com a motorização plug-in T8 a gasolina, com 5 versões disponíveis – Core, Plus Dark, Plus Bright, Ultra Dark e Ultra Bright.
O novo Volvo XC90 é um automóvel premium de sete lugares, um paradigma em conforto e em segurança em estrada, que apresenta agora, na sua versão T8 híbrida plug-in, mais de 70 kms de autonomia eléctrica (dados preliminares – WLTP) permitindo aos condutores fazerem as suas deslocações diárias com zero emissões de gases de escape.
A sua autonomia, combinando o motor elétrico com o motor a gasolina, ultrapassa os 800 km, podendo ser conjugada com a tração integral constante ou condução fora de estrada.
Versão T8 PHEV de 455 cv
O XC90 T8 híbrido plug-in com 455 cv (potência combinada) continua a ser um modelo muito popular e, em conjunto com os automóveis 100% Elétricos e restantes modelos plug-in da Volvo, é parte integrante de uma gama de produtos global equilibrada que constitui uma ponte para um futuro totalmente eletrificado da marca escandinava.
Este equilíbrio entre modelos totalmente elétricos e híbridos plug-in é perfeito para o mercado atual, e fundamental para os planos de crescimento de vendas e de lucros da Volvo Cars nos próximos anos.
Conforto de 1ª Classe
Contudo, a maior novidade é, sem dúvida, no interior. Um interior renovado e ainda mais prático com a nova geração do Sistema de Infotainment que a marca estreou nos modelos elétricos EX90 e EX30. Um ecrã tátil central maior e com mais resolução, novas funcionalidades, novas apps e, claro, actualizações de software over the air.
A condução no XC90 está melhor do que nunca apresentando, de série, o lendário conforto dos bancos e uma suspensão melhorada. Cada amortecedor é agora capaz de se adaptar mecanicamente às condições atuais da estrada para otimizar o conforto e a estabilidade – permitindo uma experiência de condução mais confiante e mais descontraída.
Está ainda disponível, como opção, uma suspensão pneumática capaz de funcionar em conjunto com o chassis para monitorizar o automóvel, a estrada e o condutor 500 vezes por segundo proporcionando a condução mais confortável possível.
A suspensão pneumática pode baixar 20 mm ou subir 40 mm, permitindo assim um acesso fácil para entrar ou sair, uma melhor aerodinâmica em velocidade ou uma altura de condução adicional para terrenos difíceis. Para além disso, a Volvo adicionou isolamento extra em certas partes do automóvel, o que significa que o ruído do vento e da estrada é ainda menor.
A bordo, o painel de instrumentos digital tem agora uma forma mais horizontal, com painéis decorativos feitos de materiais reciclados de primeira qualidade. A iluminação interior foi também revista contribuindo para uma sensação de maior conforto à noite.
O Volvo XC90 pode ser equipado com o sistema de áudio Bowers & Wilkins High Fidelity, que consegue reproduzir fielmente a acústica de um palco, de uma sala de concertos ou de um clube de jazz.
O paradigma da segurança
O novo Volvo XC90 será, à imagem dos restantes modelos da marca, um dos automóveis mais seguros em estrada. Equipado com uma safety cage avançada, o XC90 possui um conjunto abrangente de caraterísticas de segurança ativa que ajuda a manter em segurança não só o condutor e os ocupantes, mas também os restantes utilizadores da estrada.
Ao utilizar um radar e uma câmera frontal, o XC90 pode detectar qualquer desvio na faixa de rodagem e corrigi-lo evitando assim o risco de colisão. O automóvel está preparado para ajudar a evitar saídas inadvertidas da estrada e pode utilizar a travagem e a direção para impedir colisões com outros veículos, peões, ciclistas e animais de grande porte.
Artigo por Rui Reis